segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Milhares de romeiros e moradores de São Félix sobem a Ladeira dos Milagres para reverenciar Santa Bárbara




Milhares de pessoas, na sua maioria com roupas na cor vermelha, subiram  neste domingo,  7 de dezembro, a Ladeira dos Milagres, na cidade de São Félix, para render homenagens a Santa Bárbara, um das santas mais populares entre os católicos brasileiros. A igreja dedicada a santa ficou lotada de fiéis para assistir a missa festiva. Em seguida, os devotos participaram da procissão como andor com a imagem de Santa Bárbara cuidadosamente decorado com flores brancas e vermelhas.

 A movimentação na Ladeira dos Milagres começou logo nas primeiras horas da manhã, com a chegada dos romeiros vindos de diversas cidades da região e até da capital. Muitos foram pagar promessas e agradecer pedidos atendidos à Santa. A  fonte dos Milagres, onde brota água de dentro de rochas, que os fiéis atribuem poderes curativos, foi um dos locais mais concorridos. As pessoas enfrentavam filas para lavar, o rosto, beber a água e também levar um pouco para casa, numa grande demonstração de fé.

O prefeito Duda Macedo ao lado de secretários, assessores e populares, participou de todos atos religiosos, que de acordo com os organizadores da festa, reuniu,neste domingo, cerca de seis mil pessoas. Os romeiros contribuíram para aumentar o movimento nos  restaurantes, bares e lanchonetes da cidade durante todo o dia de ontem. Aproximadamente 50 ônibus transportaram os devotos. A cidade viveu um domingo de grande movimento.

O trabalho de revitalização da festa de Santa Bárbara começou no ano passado com o apoio da administração do prefeito Duda Macedo. "Este ano o trabalho da prefeitura foi redobrado para devolver o brilho e da festa e a importância que  a manifestação tem para a religiosidade e a cultura de São Félix", disse o prefeito Duda Macedo ao comentar o êxito do evento. Semanas antes da festa, a prefeitura, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizou um intenso trabalho de benfeitorias na Ladeira dos Milagres, com reforma e pintura da fonte  e da Igreja de Santa Bárbara, além da construção de um sanitário nas dependências do templo. Para a festa que durou quatro dias(de 4 a 7 de dezembro), a prefeitura instalou gambiarras, palco para apresentações das atrações e garantiu todo apoio  logístico ao evento.