DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Ainda a Dona Fátima
Edson Santana, meu amigo e leitor do nosso blog, foi buscar num ditado popular a explicação para tanta desenvoltura e desencavou esta frase: "Papagaio de porta de botequim, repete exatamente o que ouve dos donos da casa". Grande Edson, sanfelista dos bons.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Batuque do Senhor
da Igreja Pentecostal El Roi, localizada na Rua Ruy Barbosa. Ao som de pandeiros, atabaques, órgão, os fiéis entram em transe e danam a falar uma língua embolada que dizem ser divina. Vale lembrar que as casas de candomblé não fazem celebrações com instrumentos musicais toda hora. Algumas casas abrem apenas uma vez por ano para seus rituais. Eta Divino espírito Santo festeiro! Toda hora quer dançar... ziriguidum, balacobaco, salamaleco, riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Tá amarrado!
Sucesso dos Jogos Escolares
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Coligação
Língua Solta
Conferencia Municipal de Cultura

Reunião com prestadores de serviços turísticos
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
A Cidadã discute as consequencias do embargo do Contorno Ferroviário
Nova licitação para conclusão da UFRB
O Intituto do Patrimonio Artístico e Cultural (Ipac), órgão da secretaria estadual de Cultura, respon´savel pela execução e fiscalização das obras do programa Monumenta em Cachoeira, está finaliando o processo licitatório para a conclusão das obras de resaturação do quarteirão da Leite Alves que sediará o Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB). A abertura das propostas já acontece no próximo dia 12 de setembro com entrega de documentação das empresas participantes da licitação pública. |
domingo, 26 de agosto de 2007
Velejando
110 anos do nascimento de Dr. Artur Marques

sábado, 25 de agosto de 2007
Deboche?
REUNIÃO NA LYRA CECILIANA
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
São Bartolomeu
TCU suspende obras do contorno ferroviário
JORNAL DO PINÓQUIO
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Oxaguiã

A yalaxé Preta de Oxaguiã sucessora da yalorixá Galdina Silva, a Mãe Baratinha, abre as portas do ile para os festejos tradicionais daquela casa. No dia 26, a abertura com a festa para Oxaguiã. A próxima festa será a cerimonia do Olubajé, para Obaluae. OTerreiro está situado no Alto do Rosarinho, tradicional território de macumbeiros de Cachoeira. Quem é de paz será sempre bem vindo pelo povo do Ketu, a nação de Mãe Menininha do Gantois, Nezinho do Portão, Baratinha e Leopoldo Rocha. Epa babá!
CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Jogos Escolares
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
Retorno
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Compadrismo
Encontro na Chapada
Agosto é o mês de Obaluê e de Nanã
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
BABADEIRA

pompom de se aparecer poluindo o visual do centro histórico. Poluição, aliás, que se estendeu pelas barracas e carrinhos de churrasco, cachorro quente, pipoca, coco verde, que saíram do nada e foram instaldas acintosamente bem em frente a sede da Irmandade da Boa Morte.
Pronto. Os holofotes já foram desligados. Os intelectuais, estudiosos, políticos, militantes do movimento negro, todos "preocupadíssimos" com a preservação da Irmandade", vão poder relaxar, (bem, se vão gozar também, eu não posso garantir, isto é coisa para ministra sexóloga).
Agora, só ano que vem...
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Grios na Chapada
Fogo Amigo a moda de Cachoeira
Vigília
Gege Nago
VENTO DERRUBA BARRACAS

Ventos fortes derrubaram ontem, 14, em menos de cinco minutos, oito das treze barracas padronizadas de comidas e bebidas armadas nas margens do rio Paraguaçu para a programação cultural da Festa da Boa Morte. O fenômeno surpreendeu a todos que se encontravam no local naquele momento. Os donos das barracas atingidas entraram em pânico temendo os prejuízos. A yalorixá Narcisa Cândida, mais conhecida como Mãe Filhinha, 103 anos, integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, disse que a ventania foi castigo, porque Nossa Senhora não queria pandega durante a sua festa. Será que Filhinha tem razão?
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
CORREIO NAGO
Agosto é mes de muitas festas nos Terrreiros de Candomblé de Cachoeira.
Se voce gosta de uma boa macumba, não é preconceituoso e combate a intelerancia religiosa, anote as dicas deste final de semana:
Sábado: Festa para Oxalá, no Loba Nekun, a partir das 22 horas. no Monte.
Festa da Fogueira de Tempo- Centro caboclo Pena Verde (Pedrinho) no Alto do cucuí de Cabloco.
Vista-se de branco e vá receber as energias dos orixás nestes locais.
Agosto Cultural
Hoje, sexta-feira, 10: Abertura da Exposição "Dois Pintores da Boa Morte- Pirulito e Suzart, no Espaço Cultural Kfua, na Ladeira da Ajuda, as 20 horas.
Sábado, dia 11: Caruru da Padroeira, na Centro Paroquial Matilde Carolina Leoni, as 18 horas. O prato de caruru será vendido a R$ 5,00. A renda obtida será para a festa de Nossa Senhora do Rosário;
Exposição na Galeria do IPAC- Pintando Cachoeira, com obras dos alunos do curso de pintura do Espaço Cultural da Ajuda, as 19 horas, na Praça 25 de Junho - Centro Histórico.
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Visitas ilustres
Lançamento

O pesquisador Marcos Carvalho estará lançando em Cachoeira, o livro de sua autoria Gayaku Luiza e a trajetória do Jeje Mahim na Bahia, sábado dia 11, as 21 horas, no Pouso da Palavra. O livro retrata a vida de Luiza Franqulina da Rocha, a Gayacu Luiza, fundadora do terreiro de candomblé da nação jeje mahin, o Rumpamy Ayono Runtologi, no Alto da Levada. Durante quase seis décadas, Gayacu cuidou do templo e dos seus filhos de santo. Com a sua morte, há dois anos, a casa passou a ser zelada por Regina de Avimogi. O Terreiro Rumpamy Ayono Runtologi foi o primeiro templo de candomblé tombado como patrimonio cultural e religioso de Cachoeira pelo
Instituto do Patrimonio Artístico Nacional no ano passado.
Na foto:regina de Avimogi ao lado do quadro de Gayacu Luiza.
Seminário
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
CASA UNIVERSITÁRIA
ANIVERSÁRIO DE MURITIBA
Parabéns para toda comunidade muritibana pelo aniversário do seu município.
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Caminhada Ecológica
Está programada para sábado dia 11, reunião às 15 horas, na sede das Obras Paroquiais de Cachoeira, com as presenças dos padres Hélio Cesar Leal Vilas Boas e Reinaldo Balbino, para encaminhamentos da proposta da relização da I Caminhada Ecológica Frei Antônio Galvão, com o intuito de fortalecer a instalação do Santuário de Belém. O evento está previsto para acontecer no dia 25 de outubro e deverá refazer o percurso que os jseuítas faziam quando desembarcavam no Porto de Cachoeira, até a Vila de Belém onde construíram um seminário com o primeiro colégio interno do Brasil colônia.
Esporte em São Félix
Na solenidade de abertura será acesa a pira olímpica, haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de São Félix, apresentação de bandas marciais e fanfarras, além da exibição de um grupo de ginástica olímpica. Os jogos terão as seguintes modalidades: atletismo, futsal, basquete, handebol e voleibol. A arbitragem ficará por conta da federações especializadas em cada uma das modalidades esportivas e também de alguns árbitros das regiões participantes, principalmente para o futsal. A coordenação local dos Jogos Escolares da Bahia, é do professor de Educação Física e a assessor especial do município para o esporte Juracy Cunha Rocha.
Ainda em São Félix, no dia 19, será inaugurado no bairro do Salva-Vidas, o Centro Integrado de Promoção da Saúde, construído pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. No local vai funcionar uma academia com diverso aparelhos, colchonetes, sanitário com banheiro, televisão. O Centro deverá atender prioritariamente, pessoas da terceira idade. Também será entregue à população, no mesmo dia, uma quadra poliesportiva, quadra para a prática do vôlei de praia. Além desses espaços de uso coletivo, a prefeitura requalificou com infra-estrutura urbana um trecho da orla fluvial de São Félix, antes completamente abandonado.
Prestando Contas
domingo, 5 de agosto de 2007
Cachoeira terá Casa da Lusofonia
A histórica cidade de Cachoeira, tombada pelo Instituto do IPHAN - Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, no Recôncavo baiano, distante
A organização não-governamental Etnia – Cultura e Desenvolvimento, da Escola Secundária de Camões e da Junta da Freguesia de São Jorge de Arroios tem como proposta principal promover uma troca constante de informações, intercâmbios, eventos e programas educativos entre todos os países de Língua Portuguesa. A entidade conta com apoio da CPLP- Comunidade de Países de língua Portuguesa (Angola,Brasil,Cabo verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.A reunião extraordinária do Conselho Acadêmico da UFRB que aprovará a posse de uma Comissão de Instalação da Casa da Lusofonia em Cachoeira ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores do Município terá início às 10 horas. Na cidade histórica funciona o CHAL -Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, com os cursos de Comunicação, História e Museologia.
Cachoeira é uma das antigas cidades brasileiras fundadas no período da colonização portuguesa. A antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, que foi elevada a categoria de cidade em 13 de março de 1837, guarda na arquitetura de seu casario em estilo colonial, nos templos religiosos, nos costumes e manifestações da fé católica do povo, heranças da cultura portuguesa. A criação da Casa da Lusofonia nesta quarta-feira, coincide com as atividades culturais que estão acontecendo em Cachoeira, paralelamente aos rituais da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, cujo culto foi trazido para o Brasil pelos católicos portugueses, e até hoje é mantido por mulheres afrodescendentes
Niver de Edgar Lima
Feijão Vip
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Prefeito vai conversar com partidos políticos
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
ARTE
A abertura da exposição será no dia 11, sábado, as 19 horas.