terça-feira, 7 de agosto de 2007

Esporte em São Félix

Cerca de mil jovens devem participar dos Jogos Escolares da Bahia(JED) que serão realizados de 17 a 19 deste mês, na cidade de São Félix. A iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, está sendo retomada após mais uma década de suspenção. O evento conta com a participação da Federação Bahiana de Jogos Escolares(Febre) e apoio da prefeitura do município de São Félix, por intermédio da Coordenação Municipal de Esportes. Além dos representantes de São Félix, confirmaram presença delegações de Cachoeira, Maragojipe, Muritiba, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Rio Real e Jeremoabo. A abertura do evento prevista para o dia 19, às 19h30min, marcará a inauguração do Ginásio de Esportes Acaçá, construído com recursos do município em parceria com governo do estado. O local tem capacidade para recber um público estimado em mil pessoas.
Na solenidade de abertura será acesa a pira olímpica, haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de São Félix, apresentação de bandas marciais e fanfarras, além da exibição de um grupo de ginástica olímpica. Os jogos terão as seguintes modalidades: atletismo, futsal, basquete, handebol e voleibol. A arbitragem ficará por conta da federações especializadas em cada uma das modalidades esportivas e também de alguns árbitros das regiões participantes, principalmente para o futsal. A coordenação local dos Jogos Escolares da Bahia, é do professor de Educação Física e a assessor especial do município para o esporte Juracy Cunha Rocha.
Ainda em São Félix, no dia 19, será inaugurado no bairro do Salva-Vidas, o Centro Integrado de Promoção da Saúde, construído pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. No local vai funcionar uma academia com diverso aparelhos, colchonetes, sanitário com banheiro, televisão. O Centro deverá atender prioritariamente, pessoas da terceira idade. Também será entregue à população, no mesmo dia, uma quadra poliesportiva, quadra para a prática do vôlei de praia. Além desses espaços de uso coletivo, a prefeitura requalificou com infra-estrutura urbana um trecho da orla fluvial de São Félix, antes completamente abandonado.