domingo, 5 de agosto de 2007

Cachoeira terá Casa da Lusofonia


A histórica cidade de Cachoeira, tombada pelo Instituto do IPHAN - Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, no Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, será a sede da Casa da Lusofonia, na Bahia. O ato de oficialização da criação da entidade está marcado para próxima quarta feira, dia 08 de agosto, no Plenário da Câmara de Vereadores, com as presenças do reitor da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, professor Paulo Gabriel Nacif e do Presidente da ONG Etnia, Mário Alves. A organização não-governamental Etnia participa da criação das Casas da Lusofonia, nos vários países de língua portuguesa. A proposta dos idealizadores da Casa da Lusofonia que já existe em Lisboa, é criar um espaço com o objetivo de integrar os países de língua portuguesa por meio de uma rede cultural.

A organização não-governamental Etnia – Cultura e Desenvolvimento, da Escola Secundária de Camões e da Junta da Freguesia de São Jorge de Arroios tem como proposta principal promover uma troca constante de informações, intercâmbios, eventos e programas educativos entre todos os países de Língua Portuguesa. A entidade conta com apoio da CPLP- Comunidade de Países de língua Portuguesa (Angola,Brasil,Cabo verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.A reunião extraordinária do Conselho Acadêmico da UFRB que aprovará a posse de uma Comissão de Instalação da Casa da Lusofonia em Cachoeira ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores do Município terá início às 10 horas. Na cidade histórica funciona o CHAL -Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, com os cursos de Comunicação, História e Museologia.

Cachoeira é uma das antigas cidades brasileiras fundadas no período da colonização portuguesa. A antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, que foi elevada a categoria de cidade em 13 de março de 1837, guarda na arquitetura de seu casario em estilo colonial, nos templos religiosos, nos costumes e manifestações da fé católica do povo, heranças da cultura portuguesa. A criação da Casa da Lusofonia nesta quarta-feira, coincide com as atividades culturais que estão acontecendo em Cachoeira, paralelamente aos rituais da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, cujo culto foi trazido para o Brasil pelos católicos portugueses, e até hoje é mantido por mulheres afrodescendentes