terça-feira, 30 de outubro de 2007

Entrevista com Wilson do Lago, presidente da Câmara de Vereadores

O vereador Wilson Souza do Lago que cumpre o seu sexto mandato, e o terceiro como presidente da Câmara de Vereadores,e atual líder do governo, nesta entrevista para o nosso blog, admitiu que está sim, na disputa para ser o candidato a vice-prefeito, na chapa do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira(Tato Pereira), que pretende candidatar-se à reeleição no próximo ano.

P- Vereador, o Sr. está se mobilizando para ser o candidato a vice na chapa do prefeito Tato Pereira?
R- Na realidade, esta não é uma iniciativa particular da minha parte. Diversas lideranças políticas expressivas dentro da comunidade cachoeirana têm discutido comigo esta proposta. Sinceramente, não vejo porque não avançar nas discussões e pleitear publicamente o cargo.
P- O Sr. acha que este é o momento de mudar o rumo da sua trajetória política de seis mandatos consecutivos e sempre com expressivas votações?
R- Olha, esta minha trajetória vitoriosa nas urnas eu atribuo ao meu trabalho junto a todos os segmentos da sociedade, sem sectarismos. Acho que o diálogo franco e aberto é o mais eficaz instrumento do político. Comigo tem sido assim. Eu não me esquivo das discussões com nenhum segmento da sociedade. Dialogar sempre e, principalmente com aqueles que têm opiniões contrárias, naturalmente respeitando cada um o seu ponto de vista. É o que tenho feito para difundir as minhas idéias e propostas.
P-Sim. Mas o Sr. não respondeu a pergunta...
R- Para responder, primeiro eu sentir a necessidade de esclarecer alguns aspectos da minha vida pública. Eu não quero mudar o rumo da minha história política, não. Eu quero é avançar nas minhas propostas para o município de Cachoeira. Afinal de contas são seis mandatos. Eu conheço a realidade deste município por conta da minha atuação, por isso, me considero um político apto para ser o candidato a vice-prefeito. Além disso, faço questão de ressaltar, esta não é uma aspiração minha particularmente. É fruto do desejo de um grupo político do qual faço parte.
P-Então, o Sr. já admite que está mesmo na corrida para ser o candidato a vice na chapa do atual prefeito?
R- Sim. Não há porque negar. É fato. E daqui a pouco, as discussões sobre a sucessão sairão dos recintos privados e ganharão as ruas. Não há porque esconder nada.
P- Caso o Sr. seja o candidato a vice, na sua avaliação qual é o tema que tem que ser amplamente discutido com a sociedade?
R- Não existe um tema específico. Mas teremos que estarmos atentos à questão do desemprego no município. Considero este um tema relevante. Contudo, não sou irresponsável para sair por ai alardeando que vamos gerar empregos, sem uma proposta concreta de desenvolvimento. O que podemos fazer na qualidade de gestores é lutar para atrair empreendimentos para o município oferecendo contrapartidas, como isenções, por exemplo. Por outro lado, acho que é preciso investir com afinco na capacitação da mão de obra para o mercado de trabalho. Eu não penso em grandes indústrias, mas acredito na oferta de serviços daqui por diante com a implementação do turismo. Vamos precisar de mão de obra qualificada para este setor.
P- O Sr. é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia e mantém fortes ligações com o meio rural do município. Na sua opinião, o que está faltando para melhorar o perfil da zona rural de Cachoeira?
R- É preciso a elaboração de um plano de ações integradas com todas as secretarias municipais. A prefeitura vem desenvolvendo um bom trabalho com a implantação de algumas obras de infra-estrutura(água, eletrificação, escolas, postos de saúde, etc). Este trabalho precisa ser ampliado e fortalecido, com a participação efetiva dos órgãos institucionais e da sociedade civil organizada.
P- O Sr. será um vice-prefeito atuante?
R- Se eu for escolhido e eleito, com certeza não serei um vice-prefeito apenas decorativo. A minha história política não vai permitir que eu assuma esta responsabilidade e não participe da execução de um programa de governo que tem ainda muitos desafios pela frente e compromissos com o povo de Cachoeira.