quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cachoeira será a capital da Bahia no dia 25 de Junho

O governo do estado da Bahia será transferido no próximo dia 25 de junho, para a cidade histórica de Cachoeira, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano. O governador Jaques Wagner e secretários estaduais vão despachar em Cachoeira que será a sede simbólica da capital da Bahia por 24 horas. “A transferência do governo do estado para a cidade de 171 anos, no dia 25 de junho, é o reconhecimento do papel histórico que a então Vila do Rosário do Porto da Cachoeira desempenhou nas lutas que culminaram com a independência da Bahia”, explicou o atual presidente da Câmara de Vereadores, Edirami Clementino dos Santos. A transferência do governo do estado para Cachoeira também servirá para marcar o início das celebrações do 2 de Julho, data da independência da Bahia.

É de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB), nascida em Cachoeira, a iniciativa de transferir, a cada ano, no dia 25 de junho, o governo do estado para Cachoeira. Contudo, o projeto de Lídice da Mata ainda quando cumpria o seu último mandato como deputada estadual, nunca chegou a ser aprovado pela Assembléia Legislativa. No ano passado, o governador Jaques Wagner encaminhou ao Legislativo, um novo projeto inspirado na idéia da deputada cachoeirana.

Em junho de 1822, o povo de Cachoeira assumiu a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência da Bahia ao reagir as investidas de uma tropa de militares portugueses à bordo de canhoeira lusitana fundeada no Rio Paraguaçu que tentava sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. No dia 25 de junho de 1822, os vereadores cachoeiranos reunidos no prédio da Câmara redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara, príncipe regente perpétuo do Brasil. Os cachoeiranos declararam, então, que, a partir daquela data, Cachoeira seria território livre do domínio de Portugal.

Para o prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira (PMDB), a transferência simbólica da capital do estado para a cidade que ganhou a denominação de Heróica em 1837, em reconhecimento à bravura de sua população na guerra pela Independência da Bahia, é uma iniciativa justa. “Com a transferência do governo do estado, a cada 25 de junho para Cachoeira, a Bahia e o Brasil estarão reconhecendo o que representou para formação da Nação brasileira a participação dos cachoeiranos naquele momento histórico de 1822.”

SESSÃO SOLENE - Para festejar os 186 anos da independência de Cachoeira, a Câmara de Vereadores realizará a seguinte programação cívica no dia 25 de junho: Salva de tiros, às 6 horas; às 8 horas hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal em frente à Câmara municipal; ás 8h30min celebração de Solene Te-Deum na Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. A programação será retomada a partir das 13 horas com a sessão solene na Câmara de Vereadores, tendo como oradora oficial, a deputada federal Lídice da Mata. Após a sessão solene terá início o desfile cívico com a participação de autoridades, populares, bandas marciais e fanfarras, filarmônicas e os carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, este da vizinha cidade de São Félix. Após o desfile, haverá uma concentração em frente ao monumento erguido na Praça Teixeira de Freitas em homenagem aos heróis da Independência. Na oportunidade, autoridades da cidade de São Félix vão depositar uma coroa de flores no local como acontece há muitos anos.