DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br
sexta-feira, 30 de julho de 2010
20 anos do ECA é lembrado em Cachoeira

Escolas e orgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social do municipio de Cachoeira promoveram nesta tarde uma progromação para comemorar os 20 anos da criação do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento foi marcado por uma passeata com alunos das escolas e integrantes dos programas sociais PETI, Projovem e o Projeto Camelo. A passeata contou a animação das fanafaras das escolas Criança Alegre e Santíssimo Sacramento. Após pecorrer as principais ruas da cidade os participantes da manifestação rumaram paraa a Câmara de Vereadores onde foi proferida palestra sobre a condição da criança e do adolescente na sociedade. Paraq encerraqr as comemorações houve apresentação de samba de roda.
Eleição inicia rituais da Festa da Boa Morte em Cachoeira neste domingo

As integrantes da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte se reúnem domingo, 1º de agosto, a partir das 14h, na sede da entidade para eleger a comissão dos festejos do próximo ano. A comissão tem a função de organizar toda programação do evento, sendo composta dos cargos de provedora, tesoureira, escrivã e procuradora - geral. No passado, a escolha das integrantes da comissão da festa era realizada com a utilização de grãos de milho para a contagem dos votos. Atualmente, a escolha é realizada na base do consenso dos nomes apresentados.
O ato marca a abertura dos rituais que caracterizam as atividades da secular irmandade de mulheres negras da cidade de Cachoeira, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano. Este ano, a festa está sendo organizada pela comissão eleita no ano passado tendo como provedora Almerinda Pereira dos Santos, tesoureira Adeíldes Ferreira de Lemos; escrivã Aurelina de Jesus e procuradora-geral Lindaura Paz dos Santos.
No próximo sábado, dia 7, as integrantes da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte voltam a se encontrar na sede própria, a partir das 10h, para cumprir o ritual da Esmola Geral ou o peditório que antecede os dias mais importantes das celebrações que são: 13, 14 e 15, 16 e 17. Neste sábado, todas as irmãs, inclusive as mais idosas, participam do ato de pedir doações aos moradores da cidade para a festa em louvor a Nossa Senhora. Trajadas com suas saias coloridas, batas brancas, torço na cabeça, carregando suas bolsas de veludo vermelho, as irmãs demonstram devoção e humildade pedindo esmola na feira-livre, de casa em casa e nos estabelecimentos comerciais.
Os preparativos para a festa - que este ano foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado da Bahia - estão em ritmo acelerado. Para deixar tudo pronto até o próximo dia 13, um grupo de operários trabalha realizando reparos e pintura de toda a sede da irmandade na Rua 13 de Maio, no centro histórico A cidade também se prepara para receber um grande número de visitantes principalmente turistas afroamericanos nos dias da festa considerada como referência para o turismo étnico da Bahia.
Os passos da festa: Dia 13 de agosto: Às 19h: Procissão com traslado da Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte para a capela da sede, onde será celebra missa em memória das irmãs falecidas. Em seguida, as irmãs, familiares e convidados participam da Ceia Branca. Um jantar à base de peixes e frutos do mar, acompanhado pão e vinho. O dia da Ceia Branca também é marcado pelas roupas brancas que as irmãs trajam em sinal de luto. Dia 14: Às 19h: Missa na capela em memória da Virgem Maria, seguida de procissão que simboliza o enterro de Nossa Senhora.
Dia 15: O ponto alto da festa religiosa. Neste dia, a partir das 9h será celebrada missa da Glória em louvor a Assunção de Nossa Senhora. Após a missa, saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Glória, simbolizando a ressurreição da Virgem Maria. Para celebrar a ressurreição da Virgem, as irmãs vestem o traje da gala (saia plissada de seda, bata rendada branca, torço bordado branco), calçam as sandálias brancas e usam seus colares dourados e contas multicoloridas, além de brincos e pulseiras. O xale de veludo duas faces (preto e vermelho) que faz parte da beca deixa à mostra a face vermelha em sinal de alegria. Encerrada a procissão, as irmãs retornam para a sede com andor de Nossa Senhora. Depois, elas vão para o salão dançar valsa, ainda vestidas com o traje de gala. Em seguida, trocam de roupa e vão sambar junto com populares. Enquanto isso é servido um farto banquete para todas as pessoas presentes com feijoada, carne assada, saladas e arroz.
No dia 16: às 18h, a sede da Irmandade é aberta para as irmãs servirem ao público pipoca e cozido de carnes, verduras e pirão. Tudo isso animado com samba de roda. No dia 17, no mesmo horário, as irmãs oferecem aos visitantes, caruru e mungunzá, também com a animação do samba de roda.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Comunidade Acadêmica da UFRB manifesta profunda gratidão ao povo do Recôncavo Baiano
O dia 29 de Julho de 2010 marca o 5º aniversário de nossa universidade. A UFRB é a maior instituição pública federal do Recôncavo da Bahia e uma das maiores autarquias presentes em nosso estado. Apesar da pouca idade, conta com mais de 1000 (mil) servidores e cerca de 5000 (cinco mil) estudantes em seus 4 (quatro) campi (Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus). Em breve a UFRB estará presente também nos municípios de São Félix e Santo Amaro.
Situada no Recôncavo Baiano, uma das mais antigas regiões urbanizadas do Brasil e área de reconhecida tradição cultural, a implantação da UFRB é a concretização de uma reivindicação secular do povo do Recôncavo. Os arquivos do Senado da Câmara de Santo Amaro registram que em 14 de junho de 1822, o legislativo municipal reivindicou a criação de uma universidade no Recôncavo da Bahia. Entretanto, este sonho somente foi concretizado em 29 de julho de 2005; 184o ano da Independência e 117o da República, com a assinatura pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, da Lei n.º 11.151 de 2005, que criou a UFRB.
Esta luta, portanto, não é recente. Hoje, entretanto, a visível mudança que esta instituição proporcionou nesta terra é prova inconteste de que nossa comunidade estava certa, e esta certeza, acalentada há séculos, é significante amostra de inteligência popular.
A comunidade do Recôncavo Baiano entendeu, com a sua secular sabedoria, que era preciso resgatar o pacto federativo da Educação Superior e que o princípio da equidade nos assegurava o direito de pleitear a implantação desta universidade. Sabíamos, desde o início, que não éramos menores que ninguém.
Mais que isso, o povo do Recôncavo soube se organizar e debater, nas quase cinqüenta reuniões e audiências públicas realizadas, os meios mais eficazes de transformar em realidade o que era sonho.
Esta heróica população, de raízes negras que, no passado, serviu de combustível à grande “máquina de moer gente” dos engenhos de açúcar, com perseverança e luta, triunfou em seu desejo de semear aqui, nesta terra que aprendemos a amar, um grande centro produtor de conhecimento, único caminho possível para a verdadeira emancipação de nossa gente.
Ao povo do Recôncavo Baiano, fiel destinatário de nossas esperanças, o agradecimento da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por tudo que somos e ainda, pelo que seremos.
Cruz das Almas, 27 de julho de 2010.
Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor da UFRB
Silvio Soglia
Vice-Reitor da UFRB
O lazer do guerreiro
O comércio informal de Nena

Nena, um dos últimos mercadores de alimentos da zona rural de Cachoeira. Há anos ele é visto nas ruas da cidade histórica montado em seu cavalo e vendendo de porta em porta tudo o que produzido em sua roça no povoado da Boa Vista. Dono de uma antiga clientela na cidade Nena vende fiado ovos, frango, farinha, banana, aipim, limão etc. Nem sempre consegue receber os fiados, ams vai seguindo adiante, com muio bom humor disposição.
Divaldo Franco reúne multidão em Cachoeira


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está completando cinco anos de criação e quer comemorar esta data com a participação da comunidade do Rec
Local: Campus da UFRB em Cruz das Almas - Bahia
15h – Cerimônia de descerramento de placas no Pavilhão de Aulas I e CPD (Centro de Processamento de Dados), marcando a parceria com a UFBA na construção da Federal do Recôncavo, com as presenças dos Magníficos reitores Paulo Gabriel Soledade Nacif (UFRB) e Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA).
Dia 30/07 – Show comemorativo: 5 anos de UFRB e 113 anos de Cruz das Almas, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Petrobrás e a Federal do Recôncavo.
Local: Praça Multiuso, Centro, Cruz das Almas – Bahia
A partir das 20h com atrações musicais e às 23:30h – Aula cantada Geronimo e Banda Mont’Serrat
Gerônimo é cantor, compositor e trombonista. Muitos de seus sucessos se tornaram hinos no carnaval e das festas de largo. Canções como “Eu sou Negão” que ficou famosa através de Margareth Menezes e “É D’Oxum”, música que virou tema, nos anos 80, da minissérie “Tenda dos Milagres”, mas que acabou se tornando um símbolo da própria cidade de Salvador. Cantores como Maria Bethânia, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, e muitos outros, já interpretaram músicas do compositor.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Ponte D. Pedro II - 125 anos
Vídeo Índio Brasil (VIB) será realizado em Cachoeira/BA de 31 de julho a 7 de agosto
A terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) vai contemplar em 2010 cidades de todos os estados brasileiros. O festival acontece de 31 de julho a 07 de agosto, quando serão exibidos filmes com temática indígena em mais de cem cidades, simultaneamente. Cachoeira é uma das escolhidas para receber o festival neste ano. Desde 2008, o VIB é realizado em Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do país, tendo Campo Grande como cidade sede.
O festival será realizado no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, situado no Quarteirão leite Alves. Todos os dias, a partir das 17 horas, o Vídeo Índio Brasil vai apresentar uma programação com diferentes filmes, com entrada franca. Neste ano, estiveram na disputa 80 filmes de todo o Brasil para compor a mostra audiovisual do projeto. A curadoria do VIB selecionou longas e curtas-metragens nas categorias documentário, ficção e animação, compondo uma diversidade de produções realizadas por índios e não índios que mostram, por meio do audiovisual, peculiaridades das culturas indígenas de todo o país. Acompanhado dos filmes, mesas de debate serão desenvolvidas por estudiosos e representantes da causa indígena na Bahia.
O objetivo do festival é fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil. "O Vídeo Índio Brasil tornou-se um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição", resume o idealizador, e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues.
Na programação de abertura do festival, por exemplo, estão duas produções: “Já me transformei em imagem”, de Zezinho Yube e “De volta à terra boa”, de Vincent Carelli, ambas do Vídeo nas Aldeias. O primeiro filme conta com a participação do povo Hunikui (Kaxinawá), do Acre, que relata a importância do registro audiovisual para a perpetuação da história da etnia - do tempo do contato, o cativeiro nos seringais até o trabalho atual com o vídeo. Outra produção que compõe a abertura, “De volta à terra boa”, é um registro sobre os Panará que narram a trajetória do reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu (MT), até a luta e reconquista da posse de suas terras.
Entre outros filmes que ainda compõem a mostra audiovisual estão: “Mokoi tekoá petei jeguatá – duas aldeias, uma caminhada”, de Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites (Vídeo Nas Aldeias) sobre o cotidiano de duas comunidades Guarani na região sul do Brasil, que sem matas para caçar e sem terras para plantar, dependem da venda de artesanato nas cidades para sobreviver; “Terra vermelha”, ficção de Marcos Bechis sobre o conflito de terras dos Guarani-Kaiowá, em territórios indígenas de Mato Grosso do Sul e “Corumbiara”, de Vincent Carelli, premiado documentário brasileiro, vencedor do Kikito no Festival de Gramado 2009, que denuncia o massacre dos índios Akuntsu e Kanoê (Rondônia).
Debates e Seminário - Além da exibição dos filmes anunciados, as cidades brasileiras terão debates sobre questões indígenas e conteúdo das produções exibidas. Em Cachoeira haverá o Seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21” para discutir as novas tecnologias da comunicação e o espaço que o índio tem na mídia brasileira. A programação contará com discussões que envolvem os índios e seu contato com o meio ambiente, a geração de renda através do artesanato, o resgate de suas tradições, o advento de novas mídias que auxiliam na transmissão desses conhecimentos. Na abertura será discutido o Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia, criado recentemente.Histórico - O Vídeo Índio Brasil 2010 é patrocinado pelo Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e Secretaria do Audiovisual. O projeto nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura. No ano seguinte tomou forma e as duas edições realizadas (2008 e 2009) contaram com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil, já em 2009 ampliou seu circuito de exibição para sete cidades de MS.
Serviço – Todas as atividades do Vídeo Índio Brasil terão entrada franca. Mais informações e programação completa podem ser obtidas no site www.tabuleiroproducoes.wordpress.com ou através do email tabuleiroproducoes@gmail.com ou 71 30185012. Para saber mais sobre o projeto e obter fotos, visite o site: www.videoindiobrasil.org.br.
Programação
31 DE JULHO SÁBADO
SOLENIDADE DE ABERTURA COM PRESENÇA DE :
HIRTON FERNANDES (NUCLEO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITARIAS)
MARIA ROSARIO CARVALHO (ANAI)
CARLOS ROBERTO DOS SANTOS (FUNAI)
BETH WAGNER (IMA)
DENISE TOURINHO (CONSELHO ESTADUAL DOS POVOS INDÍGENAS DA BAHIA)
JERRY MATALAWE (SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS)
NADIA ACAUÃ (CONSELHO DE CULTURA DA BAHIA)
XAVIER VATIN (UFRB)
MARIA HILDA BAQUEIRO PARAÍSO (UFBA)
SEBASTIAN GERLIC (ÍNDIOS ONLINE) FERNANDO ANTÔNIO (PREFEITURA DE CACHOEIRA)
LOURIVAL TRINDADE (SECRETÁRIO DE CULTURA DE CACHOEIRA)
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “OS TUPINAMBÁS DE KIRIMURÊ” DE Mª HILDA BAQUEIRO
JÁ ME TRANSFORMEI EM IMAGEM Direção: Zezinho Yube / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 32 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Hunikui (Kaxinawá) / Classificação: Livre DE VOLTA À TERRA BOA Direção: Vincent Carelli / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 21 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Panará / Classificação: Livre
DEBATE – OS POVOS INDÍGENAS EM MEIO SÉCULO DE BRASIL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS
DENISE TOURINHO - COPIBA
MARIA HILDA BAQUEIRO - UFBA
1º DE AGOSTO DOMINGO CORUMBIARA Direção: Vincent Carelli / Ano: 2009 / Gênero: Documentário / Duração: 117 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / RO - Akuntsu e Kanoê / Classificação: Livre Prêmios: - Menção Honrosa no Festival É tudo verdade - 14º Festival Internacional de Documentário; - Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no IV Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo; - Prêmio de Melhor Documentário no 19º Festival Présence Autochtone - Muestra de Cine y Video Indígena de Montréal; - Grande Prêmio Cora Coralina no XI FICA - Festiva Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental; - Prêmio de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Filme do Júri popular, Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema no 37º Festival de Cinema de Gramado; - Prêmio Manuel Diegues Jr. pela importância do tema; Prêmio Aquisição de Longa-Metragem - da TV Brasil e o Prêmio OCIC (Office Catholique International du Cinéma), na 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico); - Prêmio Anaconda 2010, categoria Documental.
DEBATE – A IMAGEM DO ÍNDIO NO BRASIL: DAS CARAVELAS AO SÉCULO XXI.
JERRY MATALAWE – SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
CARLOS ROBERTO DOS SANTOS – FUNAI
2 DE AGOSTO SEGUNDA-FEIRA KUHI IKUGÜ, OS KUIKURO SE APRESENTAM Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema / Ano: 2007 / Gênero: Documentário/ Duração: 7 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Kuikuro / Classificação: Livre PI’ÕNHITSI, MULHERES XAVANTE SEM NOME Direção: Divino Tserewahú / Ano: 2009 / Gênero: Documentário/ Duração: 56 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Xavante / Classificação: Livre Prêmios: - Prêmio Especial do Juri, Forumdoc, Belo Horizonte, 2009.
DEBATE - A TELEVISÃO BRASILEIRA E O ESPAÇO PARA A DIFUSÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS INDÍGENAS.
LUIZ NOVA – PROF. COMUNICAÇÃO/UFRB
POLA RIBEIRO - DIRETOR DO IRDEB
3 DE AGOSTO TERÇA-FEIRA PAJERAMA Direção: Leonardo Cadaval / Ano: 2008/ Gênero: Animação/ Duração: 09 min. / Produção: Paulo Boccato e Mayra Lucas / SP / Classificação: Livre Prêmios: - Melhor Curta-metragem para a juventude no Festival Internacional de Oberhausen 2008; - Prêmio de Melhor Curta-metragem (Júri Oficial) no Festival Internacional de Curtas-metragens de Belo Horizonte 2008; - Prêmio de Melhor Curta de Animação no Festival de Cinema de Cartagena 2009 (Júri Oficial); - Prêmio de Melhor Curta de Animação no Festival de Curtas de Sergipe – Cine SE; - Prêmio de Melhor Curta-metragem de Animação e Melhor Trilha Sonora Original no Festival Audiovisual do Mercosul – FAM 2008; - Prêmio de Melhor Curta-metragem de Animação no Festicine Amazônia 2008; - Selecionado para a Mostra Paralela Jeune Public, do Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand; - Melhor Trilha Sonora Original no Festival Guarnicê de Cinema (MA) 2008; - Melhor Edição de Som no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2008; - Melhor Trilha Original no Granimado 2008; - Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cartagena das Índias 2009 (Colômbia); - Seleção Oficial do Festival de Animação Animadrid 2008. PORAHEY Direção: Alunos da Oficina do Projeto Ava Marandú / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 27 min. / Produção: Pontão de Cultura Guaicuru / MS - Guarani / Classificação: Livre IMBÉ GIKEGÜ - CHEIRO DE PEQUI Direção: Tarumã e Maricá Kuikuro / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 36 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Kuikuro / Classificação: Livre Prêmios: - Menção Honrosa da III MoVA Caparaó, Espírito Santo; - Prêmio Manuel Diégues Júnior, Museo del Folclore, na concepção - realização, 10ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (RJ); - Menção Honrosa Média, concedida pela ABDeC na 10ª Mostra Internacional del Filme Etnográfico (RJ);? - Prêmio Especial do Júri, Festival Internacional de Curtas de Rio de Janeiro CURTA CINEMA, 2006;? - Melhor Curta-metragem, Festival Présence Autochtone de Terres en Vue, Montréal, Canadá, 2007.
DEBATE – O RESGATE DAS TRADIÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS INDÍGENAS
HIRTON FERNANDES - NUCLEO DE CULTURAS IDENTITARIAS – SECULT
ORDEP SERRA - ANTROPOLOGIA/UFBA
4 DE AGOSTO QUARTA-FEIRA MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ - DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA Direção: Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 63 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / RS - Guarani-Mbya / Classificação: Livre Prêmios:
- Melhor filme do ForumDoc, Belo Horizonte, 2008.
DEBATE - AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ESPAÇO PARA A DIFUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
PAULO MIGUEZ - PROF DE POLÍTICAS CULTURAIS DA UFRB
IVANA CARDOSO – COORDENADORA DA ONG THIDEWAS
5 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA KRÉ Direção: Francele Cocco / Ano: 2009 / Gênero: Documentário / Duração: 08min. / Produção: Francele Cocco / RS – Kaingang / Classificação: Livre KENE YUXI, AS VOLTAS DO KENE Direção: Zezinho Yube / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 48min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - HuniKui (Kaxinawá) / Classificação: Livre
DEBATE - O VALOR DA CULTURA E DAS IMAGENS DOS ÍNDIOS E AS PERSPECTIVAS DE GERAÇÃO DE RENDA
NADIA ACAUÃ - CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
Mª ROSÁRIO DE CARVALHO - ANAI
6 DE AGOSTO SEXTA-FEIRA INDÍGENAS DIGITAIS Direção: Sebastian Gerlic / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 26 min. / Produção: Thydêwá – Índios On-Line / BA - Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) / Classificação: Livre A GENTE LUTA, MAS COME FRUTA Direção: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 40 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Ashaninka / Classificação: Livre Prêmios: - Prêmio Panamazônia 2007 de Melhor Produção audiovisual da Action Aid Americas, 2007; - Melhor Documentário no Cine Gaia, 2008.
DEBATE - A INTERNET E O AUDIOVISUAL: FERRAMENTAS DE FORTALECIMENTO, REGISTRO E DIFUSÃO DAS CULTURAS INDÍGENAS.
SEBASTIAN GERLIC – ÍNDIOS ONLINE
DANILO BARATA - ANTROPOLOGIA VISUAL/UFBA
7 DE AGOSTO SÁBADO TERRA VERMELHA Direção: Marcos Bechis / Ano: 2008 / Gênero: Ficção / Duração: 1h48min. / Produção: Gullane Filmes / MS / Classificação: 14 anos Elenco: Matheus Nachtergaele, Leonardo Medeiros, Ambrósio Vilhalva, Abrisio da Silva Pedro, Cláudio Santamaría, Alicelia Baptista, Chiara Caselli, Ademilson Concianza Verga, Fabiane Pereira da Silva, Eliane Juca da Silva.
DEBATE – OS POVOS INDÍGENAS E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
PROF. RAIMUNDO CERQUEIRA – AARP (ASSOC. AMIGOS DO RIO PARAGUAÇÚ)
BETH WAGNER – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE - IMA
MOSTRA DE TEATRO DE RUA INDÍGENA COM TAINÃ ANDRADE E XAUAN TUPINAMBÁ
Debate discute Lei Maria da Penha
A deputada, Alice Portugal, ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha, na cidade de Maragogipe, na última quarta-feira (21/07). O processo de implementação de Políticas Públicas para o combate à violência contra a mulher foi esclarecido a dezenas de pessoas presentes na Associação Atlética de Maragojipana (AAM).
Diversos crimes cometidos contra a vida de mulheres vêm tomando espaço na imprensa brasileira, nos últimos tempos. Parlamentar decisiva para a aprovação da Lei Maria da Penha no Congresso Nacional, Alice diz que o rigor da Justiça é fundamental para reprimir a violência.
“A lei Maria da Penha é uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência intra-familiar, à violência doméstica e à violência contra a mulher. Mas vem sofrendo interpretações absurdas por parte de juízes, que praticamente revogam a lei. Então nós temos uma legislatura avançada, porém, não temos ainda essa legislação plenamente aplicada, quer seja pela magistratura, quer seja na relação do Estado com sociedade. Por isso, o processo de educação do policial e da policial para o enfrentamento das situações de violência, a educação nas escolas, a educação no lar, na família, é muito importante”, destacou Alice.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Lyra fará apresentação domingo
Eleição do Sinjorba 28 e 29 de julho
quarta-feira, 21 de julho de 2010
UFRB divulga resultado e convoca candidatos selecionados pelo Cadastro Seletivo para matrículas
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Carteira de Identidade;
b) CPF;
c) uma foto 3 x 4;
d) certificado de quitação com o Serviço Militar
e) comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
f) certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio;
g)para graduados em curso superior, diploma e histórico escolar expedidos por instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo Ministério da Educação;
Os estudantes devem trazer originais e cópias dos documentos, que serão autenticadas por servidor do CRA. Os documentos mencionados na alínea f e g deverão estar revalidados quando oriundos de país estrangeiro e devidamente acompanhados das respectivas traduções juramentadas.
A falta de qualquer documentação constante no subitem anterior implicará a não efetivação da matrícula e perda do direito a vaga.
Para conferir a lista, acesse www.ufrb.edu.br
--
Preta de Oxaguiã convida
Pré-candidato do PSOL entra com liminar contra programa da EBC
O pré-candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, entrou com uma representação contra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a TV Brasil, controlada pela EBC, de transmitir programas com a presença de outros candidatos. Sampaio deseja que a emissora se comprometa a convidá-lo para participar das atrações; caso contrário, teria que pagar multa diária pelo descumprimento da limina
terça-feira, 20 de julho de 2010
UFRB recebe Projeto Caravana do Esporte
Além de atividades físicas, acontece paralelo a essas atividades, a Caravana da Música, que vem com a proposta de contribuir com construção da identidade da criança e do adolescente, a partir do desenvolvimento de suas potencialidades através de manifestações artísticas e culturais. Os orientadores incentivam a oralidade através das cantigas de roda e cantigas ligadas ao folclore regional, para assim fortalecer a identidade de nosso povo.
Está previsto um show da cantora Elza Soares durante o evento. Os organizadores devem anunciar o dia e horário do evento em breve. O clima incerto no Recôncavo baiano tem sido o maior contratempo na execução do projeto na cidade.
ICAB festeja Nossa Senhora Santana e aniversário da 25 de Junho
A Filarmônica 25 de Junho é fruto do trabalho social desenvolvido pelas Obras Sociais da Diocese da Igreja Católica Apostólica Brasileira, no bairro do Cucuí de São Cosme e São Damião que promove inclusão social por meio da música. Crianças e adolescentes de comunidades carentes da periferia de Cachoeira participam do projeto onde aprendem tocar instrumentos. Apesar de estar completando apenas cinco anos de fundação a Filarmônica 25 de Junho já formou dezenas de jovens.
Cachoeira ganha novas obras

No sábado, 24, às 20h, o prefeito entregará aos moradores da Lagoa Encantada o Posto de Saúde local. No dia 31 de julho, a partir das 14h serão inauguradas no distrito de Santiago do Iguape, as obras de pavimentação de ruas daquela localidade, além de uma creche-escola e a sede própria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As obras foram indicadas pelos moradores das próprias localidades beneficiadas após uma série de reuniões comunitárias com a participação do prefeito, secretários assessores.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Marina não vê prejuízos à sua candidatura por ser contra união de gays
A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, disse não acreditar que sua posição contra o casamento entre homossexuais possa acarretar em prejuízo eleitoral. “Eu acho que a comunidade gay é muito consciente, e ela sabe que eu estou sendo honesta, transparente, democrática, dizendo claramente qual é o meu ponto de vista”, afirmou, em entrevista neste domingo (18). Segundo a senadora, sua posição deve-se a suas convicções religiosas. Como evangélica, Marina entende que o sacramento do matrimônio deve ser celebrado somente entre casais heterossexuais. “Pelas minhas convicções espirituais, por entender que o casamento é um sacramento, eu não defendo o casamento [entre pessoas do mesmo sexo]. Mas tenho todo o respeito por aqueles que têm uma posição diferente da minha”, explicou. Ela ressaltou, no entanto, que é favorável ao reconhecimento dos direitos civis em uniões de pessoas do mesmo sexo. Informações da Folha.
sábado, 17 de julho de 2010
Seleta de Acervo do Gantois será lançado no dia22 de julho
O conceito é de uma obra museológica, com traço histórico e voltado para salvaguarda da memória e do patrimônio material e imaterial da religiosidade do candomblé, especificamente sobre o legado deixado por Mãe Menininha. Exemplo de matriarca da religião, sacerdotisa de conduta irreparável no culto aos Orixás. Teve uma vida devotada à religião, deixando ensinamentos maravilhosos, pois era dotada de uma sabedoria ímpar. A história do Candomblé sempre foi uma história de lutas e resistência. Lutas para vencer os preconceitos que envolvem a religião, e muita perseverança e trabalho para conseguir determinar, com respeito, seu espaço junto aos seus fiéis, admiradores e a sociedade como todo. E a Casa do Gantois, que este ano completa 161 anos de fundação, intensamente acompanhou esse processo histórico e contribui para preservar suas tradições.
O PROJETO - A Seleta de Acervo do Memorial Mãe Menininha do Gantois é uma idealização de Mãe Carmen, Iyalorixá que há 8 anos está à frente do terreiro, sucedendo sua mãe, Maria Escolástica da Conceição Nazaré, mais conhecida como Mãe Menininha do Gantois. E surgiu com a intenção de ampliar o quadro de ações dinamizadoras da Instituição. O primeiro passo foi verificar o acervo do Memorial e constatar as necessidades do espaço museal. Com isso, identificou-se a necessidade de fazer um registro histórico, de caráter museológica, que tratasse exatamente do acervo existente, afinal são peças que fazem parte de toda uma memória afrodescendente.
“Uma das minhas grandes preocupações é promover ações que resultem tanto em trabalhos sociais, como culturais, pensando na acessibilidade que deve ser dada ao público em relação a ações desta natureza”, afirma Carmen. Sabemos que o Brasil é, praticamente, um dos poucos redutos que preserva e mantém viva a religiosidade do candomblé, visto que do outro lado do Atlântico as manifestações e tradições estão ficando esquecidas ou sendo extintas. Logo, a realização de um projeto desse conteúdo vem reforçar uma cultura que ficou sob a responsabilidade dos seus descendentes, complementa a Iyalorixá.
RESUMO - O acervo do Memorial contém mais de 500 peças, num estilo característico de coleção aberta, dividida três núcleos expositivos: o espaço da mulher, Maria Escolástica; o espaço da sacerdotisa, Mãe Menininha, e a ambientação do seu aposento. Sua coleção está classificada em: mobiliário, imaginária, indumentária, objetos de uso pessoal, atributos, louça, documentos e fotografias. Para a Seleta, cerca de 170 peças foram selecionadas, fotografadas e na sua maioria retratam o contexto da religiosidade, a exemplo: indumentárias, ferramentas de Orixás, fios de conta, panos da costa, dentre outras.
O projeto foi idealizado por Mãe Carmem, que é filha de Mãe Menininha e atual Iyalorixá do Gantois. Para a seleção, produção e montagem do projeto Mãe Carmem e o Gantois contaram com um dos mais importantes antropólogos do país - Professor Raul Lody, que também é amigo da Casa e profundo conhecedor das relações Brasil-África, além de se dedicar ao universo antropológico e museológico da cultura negra no Brasil.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Diploma
Criada na Câmara para analisar as propostas de emenda constitucional que resgatam a exigência do diploma, a Comissão Especial aprovou por unanimidade o relatório do deputado Hugo Leal (PSC-RJ) favorável à obrigatoriedade de formação superior específica para o exercício da profissão de jornalista. Agora a matéria precisa ser debatida e aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados. No período eleitoral a Câmara trabalha sob regime especial. Já estão agendados dois esforços concentrados nas primeiras semanas de agosto e setembro.
Como se trata de matéria polêmica, que o Supremo Tribunal Federal equivocadamente considerou inconstitucional, o deputado Hugo Leal, relator da matéria, apresentou um substitutivo que pretende deixar claro que não há conflito algum entre a exigência do diploma e o princípio constitucional da liberdade de expressão e opinião. O substitutivo acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição, que ficou com a seguinte redação:
“Artigo 7º – A exigência de graduação em Jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional, em atendimento ao disposto no inciso XIII do artigo 5º, não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística de que trata este artigo.”
Para evitar novas interpretações semelhantes à do Supremo, Hugo Leal incluiu na PEC uma referência expressa ao inciso XIII do artigo 5° da Constituição Federal. Esse dispositivo determina que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. "Queremos deixar claro que o jornalismo é uma profissão que exige qualificação e isso não impede a liberdade de informação e de imprensa", ressaltou.
“Ganhamos uma batalha importante, mas a guerra ainda não terminou”, disse o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, que acompanhou a sessão da Comissão. Segundo ele, a Federação e os Sindicatos irão fazer gestões junto aos líderes de bancadas para que o substitutivo do deputado Hugo Leal seja incluído na pauta do esforço concentrado da Câmara.
Esforço concentrado também no Senado
O Senado realizará seis dias de esforço concentrado para votação de matérias antes das eleições de 3 de outubro. O primeiro período de votação será entre 3 e 5 de agosto, e o segundo, entre 31 de agosto e 2 de setembro. Antes das sessões, o presidente do Senado, José Sarney, pretende se reunir com os líderes partidários para definir a pauta de votações.
A PEC 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares, havia sido colocada entre as matérias prioritárias antes do recesso parlamentar. A FENAJ e a coordenação da campanha em defesa do Diploma já anunciaram que prosseguirão desenvolvendo amplo movimento para assegurar a votação da matéria.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Tato retoma inaugurações

O prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, já está com o cronograma de inaugurações pronto para os próximos dias. As inaugurações começam quinta-feira(22) às 16h, com a entrega das sedes do Projovem e CRAS da Rua da Feira. No dia 24(sábado), será a vez da inauguração da pavimentação de diversas ruas do distrito de Santiago do Iguape, sede do PETI e Creche-Escola, a partir das 14hs. No dia 31 de julho, a inauguração será na Lagoa Encantada. O prefeito Tato Pereira irá entregar o Posto de Saúde daquela localidade, às 20h.
Comissão aprova volta da exigência do diploma
A comissão especial que discute o restabelecimento da exigência de diploma para jornalistas aprovou o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), número 386/09.
Pelo substitutivo, a Carta Magna passa a trazer de forma explícita que “a exigência de graduação em jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística”.
Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a obrigatoriedade do diploma, sob o argumento de que ele restringe a liberdade de expressão. A PEC agora irá a plenário, onde terá de ser aprovada em dois turnos.
A Comissão temporária foi criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto (Fonte: Agência Câmara)
CENA URBANA
Passa a valer exigência do diploma para cargos públicos em Campo Grande (MS)
O prefeito de Campo Grande (MS), Nelson Trad Filho (PMDB), sancionou nesta quarta-feira (14) a lei que estabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalista para cargos nos Poderes Legislativo e Executivo do município, informou o jornal A Crítica.
![]() |
Nelson Trad Filho |
Publicada no Diário Oficial do Município, a determinação - de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB) - exige que os profissionais tenham o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para que possam exercer o cargo de jornalista ou assessor de imprensa. A medida vale tanto para contratação por meio de concursos, como para processo seletivo simplificado.
Divaldo Franco em Cachoeira
"Nas ondas do rádio: em Cachoeira e São Félix"
Procura familiares em Cachoeira
me chamo Juliana, moro em São Paulo e estou à procura dos irmãos e da mãe do meu esposo que moram na Bahia. A mãe se chama Maria de Fátima Rocha Santos e os irmãos Marilene Rocha Santos, Maria Ângela Rocha Santos, Marcos Rocha Santos as informações que temos é da irmã Marilene Rocha dos Santos, pela última infomação residia na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 16 Centro- Cachoeira - BA. Tivemos acinfomação que ela vota na Escola Aloísio de Souza do Lago, povoado da Murutuba, zona rural de Cachoeira - BA, na zona 118, na seção 47. Não sabemos se esse é mesmo o endereço e também não temos um telefone de contato. Estamos há mais de 10 anos tentando localizá-los, conto com a ajuda de vocês para reencontrar a família de meu esposo Obrigada.
OBS: também há uma infomação de que a irmã Maria Ângela estaria morando no povoado da Murutuba s/n. Aguardo uma resposta do e- mail.
Juliana Zacarais Lú".
juli2151@hotmail.com
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Cachoeira disputa Intermunicipal de Seniors
Alunos do CRAS Quilombola são destaque na Copa da Amizade Astekas
Os jovens atletas tiveram a oportunidade de demonstrar a técnica aprendida nas aulas ministradas pela professora Andréia Marques, oferecidas no CRAS Quilombola da comunidade de Santiago do Iguape, na zona rural de Cachoeira. O curso de karatê é uma das atividades sócio-educativas oferecidas pelo CRAS, destinadas às crianças matriculadas na educação infantil e ensino fundamental I e II. Eles treinam no turno oposto às atividades regulares da sala de aula, sendo que o karatê contribui de forma significativa para a educação psicomotora e aprimoramento do caráter e personalidade.
Os ensinamentos do curso abrangem, além do aprendizado dos fundamentos do karatê, construção de brinquedos, jogos educativos, oficina de origami, incentivo a leitura , atividades recreativas, dentre outras atividades que contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo dos alunos. “As atividades conjuntas possibilitam o alcance dos lemas do karatê: caráter saudável, persistência e força de vontade, conter a agressividade destrutiva, esforço e respeito”, ressalta a professora Andréia Marques.
O CRAS Quilombola é uma entidade vinculada a Secretaria de Assistência Social do município, que atua com indivíduos oriundos de comunidades remanescentes de quilombos prestando serviços – sócios assistenciais de proteção básica às famílias que, em decorrência do processo histórico vivido na região da bacia do Iguape, tiveram poucas oportunidades de serem inseridas no mercado de trabalho e acesso a serviços públicos. A entidade tem como objetivo principal, a capacitação do indivíduo para a geração de trabalho, bem como tentar amenizar todo o tipo de discriminação seja ela ética, social ou deficiência diversa e recuperar a dignidade individual e coletiva.
ASTEKAS PIRLIMPIMPIM – Na Copa da Amizade Astekas, sagraram-se campeões os alunos da Astekas Pirlimpimpim José Carlos Lima (masculino), Ionara Almeida (feminino) e Cris Lima vice-campeã. Os atletas representaram Cachoeira na modalidade katá individual e com uma delegação composta por sete integrantes, que obtiveram um desempenho considerado excelente.
Estudante da UFRB apresenta trabalho sobre Pedra do Cavalo
UFRB convoca quem não passou no SISU 2010.2 para se inscrever na lista de espera
A inscrição no cadastro será presencial. A convocação sairá no dia 21/07 e a matrícula será nos dias 22 e 23/07/2010.
A partir de 15/07 a UFRB vai divulgar o Edital com as vagas residuais do SISU 2010.2.
terça-feira, 13 de julho de 2010
"Balizas Encenam"
Mateus Aleluia grava DVD no TCA

Diretor do Jornal do Brasil pede demissão por fim da versão impressa
Redação Portal IMPRENSA
Após ter sido apontado como eventual substituto do empresário Nelson Tanure na administração do Jornal do Brasil, o executivo Pedro Grossi, diretor-presidente do diário, anunciou sua saída da empresa.
Em e-mail enviado aos editores e diretores do JB, Grossi declarou que deixa seu cargo de presidente da Docas - holding que administra o diário - por discordar da migração integral para a Internet, segundo informou o site Janela Publicitária.
"Prezados, em almoço realizado hoje [segunda-feira (12)], na presença do Dr. Ronaldo Carvalho e da Dra. Angela Moreira, o Dr. Nelson Tanure informou que publicará na edição de amanhã do Jornal do Brasil uma notificação assinada pela direção da empresa e dirigida aos leitores na qual explica a transposição do jornal escrito para o tecnológico (internet). Considerando que isto contraria a razão pela qual fui contratado, solicito, sem perda de meus direitos, que o expediente do jornal e de todas as revistas não conste mais meu nome".
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, no começo de julho, Eduardo Jâcome, diretor de operações da Docas, chegou a apontar Grossi como sucessor de Tanure, que estudava abrir mão de sua participação no JB.
A respeito da extinção da versão impressa, Jâcome disse, à época, fazer parte das estratégias da empresa; nada tinha a ver com a saída de Tanure.
"A gente está estudando a melhor saída para o jornal e consideramos algumas possibilidades. Mas não é possível tomar nenhuma decisão ainda. Isso demanda estudos de mercado, levantamento com os leitores. A gente busca o melhor caminho, e isso a gente vem fazendo há bastante tempo", declarou Jâcome.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Sanfelista Dilermando quer contato com conterrâenos
Tenho uma saudade imensa de São Félix e Muritiba, não tendo condições de visitar as cidades.Tenho cunhada,sobrinhos e sobrinhos netos em São Félix e em Muritiba, tenho uma irmã de 82 anos Jane Lemos Costa Albergaria Nunes e um sobrinho de nome Beto que possui uma Pousada em Muritiba.Tenho um blog de nome dilalemos.blogspot.com com retratos de meus pais,desenhos diversos e fotos de São Félix desde os anos de 1946 a 1963 quando de lá saí.Se a Sra.quiser alguma informação, meu e-mail já lhe foi enviado.
Um abraço,Dilermando."
sábado, 10 de julho de 2010
Parabéns em dose dupla para Fory e Maurício
Léo e Edy

sexta-feira, 9 de julho de 2010
Capacitação
Local: Projeto Camelo
Horário: 08:00 as 12:00 das 14:00 as 17:00
Dias: 15 e 16 de julho
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Manobra de alto risco




I Encontro Estadual de Mulheres vai reunir militância feminina em Salvador
Para deputa Alice Portugal, que é secretária estadual de Mulheres do PCdoB e coordenadora-geral da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, o Encontro será um momento importante do debate político sobre o crescimento do partido na luta em defesa dos direitos das mulheres. “Estamos certas de que, a cada dia, a temática da emancipação feminina fica mais consolidada entre nós, e sendo 2010 um ano eleitoral em que o PCdoB decidiu apoiar uma mulher para a Presidência da República, pedimos dedicação ainda maior para o êxito deste Encontro”, convocou Alice.
A secretária de Juventude do PCdoB, na Bahia, Daniele Costa, ressaltou a importância da participação de jovens mulheres. “Mobilizar a juventude é fazer com que ela se empodere mais do debate político, é fazer com que a luta pela educação, por direitos sexuais e reprodutivos seja cada vez mais afirmativa para a construção de uma sociedade igualitária”.
As mulheres sindicalistas também estão convocadas para o Encontro. A secretária estadual de Mulheres da CTB e municipal do PCdoB de Salvador, Rosa Souza, diz que a primeira edição de evento deve ser prestigiada por discutir possibilidades de mudança. “O Encontro vai refletir a participação política da mulher, o processo eleitoral e as lutas nos movimentos sociais. Isso é importante porque ressalta uma bandeira que sempre foi referência na história do partido”.
A abertura solene do I Encontro Estadual de Mulheres, na Bahia, terá a participação da secretária nacional de Mulher do PCdoB, Liège Rocha. Além de debater o planejamento da secretaria estadual de Mulheres, o evento também tratará do fortalecimento da União Brasileira de Mulheres (UBM), no estado.
a
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Disciplina de DJ vai finalizar atividades em festa laboratório
terça-feira, 6 de julho de 2010
Ayrson Héraclito participa de mostra em São Paulo
Professor Ayrson Heráclito, do Campus Cachoeira, é Coord. Pro Tempore do Curso de Artes Visuais.
Seminário de Jornalismo e Internet
O seminário faz parte do Plano de Compensação para o curso de Comunicação com ênfase em Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é gratuito e aberto ao público.
Local - Auditórito da UFRB no antigo prédio da Fundação Hansen em Cachoeira - Bahia
Data - 7 e 8
E no Quarteirão Leite Alves, CAHL, Cachoeira, dia 9 de Julho
veja programação na página da UFRB www.ufrb.edu.br
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Carlos Pereira comemora êxito do 25 de Junho

Exposição na Câmara de Vereadores

Fory e Ana Nery no Rio
sábado, 3 de julho de 2010
FENAJ orienta apoiadores do diploma a realizarem ofensiva sobre líderes de bancadas
O relator da matéria na Comissão Especial, deputado Hugo Leal (PSC/RJ), já anunciou que pretende apresentar seu parecer no dia 7 de julho. E adiantou que pretende modificar o texto da PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), para evitar interpretações de inconstitucionalidade, distinguindo os conceitos de liberdade de expressão dos meios de comunicação e de atividade jornalística.
Já a PEC 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), após sua aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) do Senado, está pronta para apreciação em plenário desde dezembro passado.
“É preciso uma ofensiva nacional de sensibilização dos lideres das bancadas tanto na Câmara quanto no Senado”, defende o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Segundo ele, o objetivo é fazer com que as duas PECs sejam votadas em primeiro turno antes do recesso parlamentar agendado para 17 de julho.
A orientação é para que as entidades e integrantes do movimento em defesa do diploma intensifiquem os contatos com os líderes das bancadas federais em seus estados. “Também deve-se ampliar o movimento de envio de mensagens de sensibilização aos líderes”, orienta Sérgio Murillo.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Polícia civil apreende espadas em Cachoeira
Agentes da Polícia Civil da delegacia de Cachoeira cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador), apreenderam nesta quinta-feira (1 de julho) um lote com doze dúzias de espadas, dois morteiros, além de dois artefatos conhecidos como fial. Este de grande potencial explosivo, conforme os agentes policiais. Os fogos estavam estocados no Bar do Marujo, situado na Avenida São Diogo.
De acordo com a polícia, que cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela juíza da comarca Ana Lúcia Ferreira de Souza, os artefatos seriam para a guerra de espadas que está sendo anunciada por espadeiros para amanhã (2 de Julho) apesar da proibição. A ação também contou com o apoio de agentes da Corpin de Santo Amaro.
A delegada Márcia Gonçalves, titular da Delegacia de Cachoeira informou que requereu o mandado de busca e apreensão à juíza Ana Lúcia Ferreira de Souza, após receber uma denúncia anônima por telefone de que o Bar do Marujo estava sendo utilizado como ponto para a estocagem de espadas, já que o mesmo está situado no local onde os espadeiros dizem que pretendem realizar a guerra. O proprietário do estabelecimento identificado apenas pelo apelido de Marujo não foi encontrado no local e está sendo procurado pela polícia.
A delegada Márcia Gonçalves chamou atenção para a presença no lote apreendido de uma espada denominada pelos espadeiros como fial. O artefato difere dos outros pelo seu tamanho maior e quantidade de pólvora, aproximadamente 1 kg. “Esse artefato possui um grande poder explosivo, tem capacidade de provocar grandes estragos em imóveis e até matar uma pessoa atingida”, avalia a delegada. Márcia Gonçalves disse que a Polícia Civil está mobilizada para cumprir novos mandados de busca e apreensão.
A luta de moradores de Cachoeira contra a guerra de espadas na cidade histórica, tombada como Monumento Nacional, é antiga. Os espadeiros de elegeram o Dia 2 de Julho, data da Independência da Bahia para promover a queima de espadas nas ruas da cidade que possui um rico acervo de antigo de imóveis e igrejas seculares. A ong A Cidadã junto com a Câmara de Vereadores realizou diversos debates e reuniões com diversos segmentos da sociedade e autoridades para coibir a queima de espadas em Cachoeira visando a proteção do patrimônio arquitetônico e as pessoas que não participam da perigosa brincadeira.
Governador recebe carta da sociedade civil cachoeirana

Formatura da Turma I dos Fuzileiros Navais- RJ
Noticias da Paróquia de N.Sa. do Rosário de Ribeirão das Neves em Minas Gerais
O mês de maio na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi marcado pela realização do Sacramento da Eucaristia em diversas comunidades.
Os catequistas da paróquia, após um tempo de dois anos, em outras comunidades mais ainda, ficaram maravilhados com a realização deste sacramento tão importante para a caminhada de seus catequizandos. Foi um momento marcante e de muita satisfação também para os pais que acompanharam seus filhos no dia da sua Primeira Eucaristia.
A Eucaristia é a consagração do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue que renova mística e sacramentalmente o sacrifício de Jesus na Cruz. A Eucaristia é Jesus real e pessoalmente presente no pão e no vinho que o sacerdote consagra. Pela fé, cremos que a presença de Jesus na Hóstia e no vinho não é só simbólica, mas real; isto se chama o mistério da transubstanciação.
Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.
UFRB convoca estudantes para participar da SBPC
Durante o evento, também serão realizados minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores do ensino básico. Haverá ainda uma programação especial para crianças e jovens, a SBPC Mirim, com oficinas, palestras e exposições que visam mostrar a importância da ciência e despertar novos talentos. Por isso a participação das escolas de primeiro e segundo graus é muito importante.
A inscrições estão abertas. A Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia é aberta ao público e gratuita. Para quem deseja participar de algum minicurso a inscrição custa R$ 10,00 e pode ser feita no site do evento.Mais informações: www.sbpcnet.org.br/reconcavo/.
Em paralelo à Reunião Regional da SBPC, serão realizados os seguintes eventos: IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, IV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRBA, IV Seminário da Pós-Graduação da UFRBA e a 4ª Jornada Científica da Embrapa.
Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 90 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Além de Reuniões Regionais, a entidade realiza sua Reunião Anual– que é considerada o principal evento científico do Brasil.
Fonte: Ascom SBPC e Ascom UFRB