quarta-feira, 15 de junho de 2011

80 mil turistas estão sendo esperados em Cachoeira durante o São João

Com o início do tríduo em louvor a São João, será aberta na próxima quarta-feira (22), às 19h, a Feira do Porto de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador). O tríduo religioso em homenagem ao patrono da festa é uma tradição da cidade que reúne um grupo de rezadeiras para pedir bênçãos e paz para todos, durante as festividades. A reza acontece na capela de madeira construída no Jardim do Faquir, com altar e a imagem do santo, enfeitado como muitas flores coloridas.
Um dos destinos mais procurados, Cachoeira espera receber um público de 80 mil pessoas no período de 22 a 26 de junho. A estimativa é da Secretaria de Cultura e Turismo do município, com base na proximidade com a capital e cidades circunvizinhas, e uma programação repleta de atrações conhecidas nacionalmente. Este ano a prefeitura do município investiu em atrações mais tradicionais ligadas as raízes nordestinas. “Investimos no resgate do forró pé de serra, valorizando assim as nossas mais autênticas tradições”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Lourival Trindade. A festa deste ano marca a 40ª edição da Feira do Porto, que ao longo destes anos transformou-se num dos eventos populares mais importantes da Bahia no período junino.
A abertura oficial da festa será no dia 22, com a realização do Concurso de Música Junina, eleição da Garota Feira do Porto, apresentações de quadrilhas, além de bandas de forró. As bandas Aviões do Forró, Trio Nordestino, Estakazero, Cangaia de Jegue, Colher de Pau, Forró do Miúdo além dos cantores Adelmário Coelho, Virgílio, Del Feliz, Kina Rodrigues e Sine Calmon prometem animar o grande público do São João de Cachoeira. A programação também privilegiou os grupos de samba de roda que farão apresentações diariamente, a exemplo do Samba da Suerdieck(Samba de Dona Dalva), Filhos do Caquende, Filhas de Yá Min, Esmola Cantada, Filhos da Barragem e Filhos de Nagô.
Na tradicional Feira do Porto que ocupa toda extensão da orla fluvial, além de barracas de bebidas e comidas típicas, são comercializadas peças de cerâmicas dos oleiros da comunidade de Maragogipinho, distrito do município de Aratuípe, artesanato e também bolos, mingaus, pamonha , acarajés e os famosos licores artesanais de Cachoeira. As apresentações dos artistas serão no palco oficial no Jardim do Faquir, com uma área livre para quem quiser dançar. Ao todo são 60 barracas padronizadas instaladas na área da festa. O público também conta com camarotes particulares. Serão instalados sanitários químicos em diversos locais.
TRADIÇÃO- A Feira do Porto como é realizada atualmente teve a sua origem no comércio de produtos típicos juninos na rampa do cais do porto do Rio Paraguaçu, na véspera do São João. “Naquela época, os produtores rurais traziam suas mercadorias em canoas e saveiros para vender naquele local, atraindo um grande número de pessoas que iam comprar amendoim, laranja, milho, aipim, cana, batata doce e folha de mandioca ralada para o preparo da maniçoba, prato típico da culinária regional”, cita o secretário Lourival Trindade.
Na década de 70, a este evento popular de mais de dois séculos, foram agregados novos elementos como as barracas, participação de quadrilhas juninas, de grupos de samba de roda, além de atrações conhecidas em todo Brasil. Atualmente, a Feira do Porto, serve para aquecer a economia local movimentando o comércio, a produção artesanal de licor, hotéis, abres e restaurantes.
SERVIÇOS: Acesso Rodoviário
Saindo de Salvador pela BR 324, são 59 km até o entroncamento da BR 420, percorrendo 11 km em direção a Santo Amaro;daí, segue-se para cidade de Cachoeira pela mesma BR-101, ligando Cachoeira a Feira de Santana e cidades do sul do Estado. Diariamente partem ônibus de Salvador com destino a Cachoeira. A empresa que opera a linha é a Transporte Santana. Outra opção é a Empresa de Transporte Jauá, que faz a linha Salvador/Maragojipe vai Cachoeira.
Acesso hidroviárioA viagem é feita pelo feito Rio Paraguaçu navegável até cachoeira com trechos de belíssimas paisagens principalmente o Lagamar do Iguape. O transporte é feito por meio das agências e de viagens com lanchas e escunas, vai Salvador/Cachoeira