domingo, 9 de março de 2014

Cursos profissionalizantes criam novas perspectivas para moradores da zona rural




A prefeitura do município de Cachoeira (distante 110 km de Salvador) está levando para as comunidades da zona rural cursos de qualificação profissional. O projeto visa capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio. O investimento do município na formação de mão de obra capacitada teve início no ano passado, através da Secretaria de Assistência Social, com a inauguração do Centro de Qualificação Profissional na sede do município. No primeiro ano 1.060 jovens passaram pelo Centro de Qualificação em busca de uma profissão. Os cursos gratuitos são oferecidos por meio da parceria do município com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Senai e Senac.
Com o objetivo de descentralizar as ações da prefeitura no programa de qualificação de mão de obra, foi inaugurado recentemente, no povoado da Formiga, o Centro de Formação e Inclusão Digital Ursulina Pereira Luz. As atividades do Centro começaram com a realização do curso de Preparo e Decoração de Bolos, ministrado pelo Senac, para 20 moradores da localidade.
A jovem Angélica da Rocha Pereira, de 20 anos, desempregada, participou do curso, e revelou a vontade de conseguir trabalhar com o que aprendeu. “Gostei muito da iniciativa. Fiz o curso com a perspectiva de trabalhar com o que eu aprendi”, disse. Raimunda da Cruz, 46 anos, também participante do curso contou que tem planos para ganhar dinheiro por conta própria vendendo bolos. “Aprendi muitos segredos do preparo e decoração de bolos. Essa a foi oportunidade que eu estava precisando para trabalhar como autônoma”.
Outra aluna do curso, a dona de casa e aposentada, Clarice Rocha Caetano, 62 anos, conta que gostou  da experiência de ampliar os seus conhecimentos no preparo de bolos. “Foi gratificante aprender mais com um profissional competente. Eu também vou querer fazer bolos para vender”, afirmou.
No Centro de Formação Ursulina Pereira Luz, a Secretaria de Assistência Social oferece, além de cursos profissionalizantes, acesso informática, espaço para reuniões da comunidade, entre outras atividades. Os cursos de qualificação também estão sendo ministrados em Santiago do Iguape, Capoeiruçu. A meta da  prefeitura é  abranger todas as comunidades da zona rural do município.