segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Secretaria da Saúde promove capacitação sobre Anemia Falciforme para médicos, odontólogos, enfermeiros e agentes comunitários




 A capacitação começou nesta segunda-feira, dia 9,  na Casa da Cultura Américo Simas, com as atividades direcionadas para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. Amanhã, a ação terá como público alvo os agentes comunitários de saúde. A iniciativa resulta da parceria da Prefeitura de São Felix, através da Secretaria de Saúde, com  Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB, da Universidade Federal da Universidade Federal da Bahia - UFRB, e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia- FAPESB. A programação terá início às 13h30min.
A capacitação tem como objetivo orientar os profissionais que trabalham na atenção básica de saúde como devem proceder para notificar e encaminhar para o tratamento portadores da doença anemia falciforme doença hereditária com grande incidência no Recôncavo (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.