terça-feira, 6 de maio de 2008

Projeto Narrativas em Fluxo trata sobre sexualidade e cultura

Meu corpo te incomoda? Reflexões sobre sexualidade e cultura é o títuloda terceira edição do Projeto Narrativas em Fluxo, que ocorre napróxima quarta-feira (dia 7), às 20h, no Café com Artes – Sebo AnaNery, na rua 13 de maio, nº 17, em Cachoeira Desta vez, o professor Leandro Colling apresentará as suas pesquisas sobre a representação de gays e lésbicas na mídia. Nas duas edições anteriores, os professores e artistas Ayrson Heráclito e Danillo Barata, idealizadores do projeto,apresentaram os seus portfólios.

"Vou falar sobre como surgiu o meu interesse em pesquisar o assunto e apresentar alguns resultados e, principalmente, minhas perguntas para trabalhos que já estou realizando ou vou realizar em breve. Apesar do tema, aviso que falarei mais sobre heterossexualidade do que homossexualidade", antecipa Colling. A leitura que o professor realiza dos produtos culturais é fortemente marcada pela Teoria Queer, que ele pretende apresentar rapidamente no encontro. "A Teoria Queer ainda é pouco estudada no Brasil. Ela faz uma análise diferenciada sobre gênero, em relação aos trabalhos das demais feministas. Mas eu não estou aderindo incondicionalmente a uma teoria criada especialmente nos Estados Unidos. Vou apresentar as minhas críticas também", resume Colling, que é professor adjunto do curso de Comunicação da UFRB. O Projeto Narrativas em Fluxo – leituras de portfólios, arquivos e dossiês é uma realização da Linha Corpo e Cultura do Nespoc (Núcleo de Estudos em Sociedade, Poder e Cultura) do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB. Além de Colling, Barata e Heráclito, fazem parte da linha os professores André Itaparica, Gabriele Grossi, Renata Pitombo e Salete Nery.