quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cachoeira recebe exposição itinerante do Ipac



Será aberta domingo 3 de agosto, às 11h, na Ordem Primeira do Carmo – Conjunto do Carmo- a exposição itinerante comemorativa aos 40 anos de fundação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - Ipac

Em comemoração às quatro décadas de atuação do Ipac, autarquia da Secretaria de Cultural do Estado (Secult), na execução da política de preservação do patrimônio cultural do Estado, a exposição "Ipac 40 anos" segue temáticas históricas, abordando desde a criação da Cidade do Salvador, no século XVI, até os dias de hoje, nesta primeira década do século XXI. São 30 painéis com textos, fotos e ilustrações diversas que promovem visibilidade e conceituações didáticas para despertar interesse e compreensão dos públicos de variadas faixas etárias. O público terá acesso ainda a informações sobre os acervos dos museus estaduais que o Instituto administra. Atualmente, são 13 espaços museológicos e artístico-culturais.

Na exposição, será exibido o vídeo de apresentação 'IPAC 40 Anos', produzido este ano (2008), e os documentários 'Axé do acarajé ou Quizila de Oxalá', e 'Retratos de um tempo'. Durante o período da mostra itinerante, faculdades, escolas de ensino médio e instituições culturais desenvolvem trabalhos educativos e visitas guiadas para a compreensão completa dos dados e fotos expostas na exposição.

Programação
Na Galeria do IPAC (Praça 25 de Junho, 8), exposição "Dialogando com os Museus" . Mostra com 12 painéis dos principais museus administrados pelo Ipac estarão expostos, objetivando divulgar e estimular a visitação desses espaços culturais.

No mesmo local da mostra "Ipac 40 anos", acontecerá de 6 a 8 de agosto oficina de capacitação "Museus e Novas Tecnologias da Informação", ministrada pelo profº Adolfo Samyn Lopes de Oliveira, da Universidade Federal do Recôncavo-Ufbr, em parceria com o DEMU/IPHAN/MINC. Informações e inscrições (75) 3425.2729/ (75) 3245.2138, e em Salvador, Diretoria de Museus (71) 3117.6447.

Depois de percorrer as cidades de Feira de Santana e Caetité, a "Exposição Ipac 40 anos" permanece em Cachoeira até 17 de agosto. O próximo município será Lençóis. O retorno a Salvador acontece em setembro, para as comemorações de 41 anos de atividades da instituição.

Serviço
O quê: Exposição itinerante "Ipac 40 anos" para o Recôncavo Baiano
Onde: Ordem Primeira do Carmo – Cachoeira- Bahia
Praça da Aclamação s/nº
Período de visitação: até 17 de agosto (domingo), 2008, segundas as sextas-feiras, sempre das 8 às 12 h e das 14 às 18 h. Aos sábados e domingos, das 10 às 12 h e das 15 às 18 h.
Ingresso: Aberto ao público