segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Moralidade sonegadora

Políticos boquirrotos andam por aí arrostando aulas de ética e de moralidade. A época é propícia. Mas, quando passar a campanha eleitoral, tudo volta a ser "como antes no quartel de Abrantes. Diariamente, assitimos aulas de ética e de moralidade pública. No dia a dia, porém, muitos políticos agem como bandidos corruptos que impedem o crescimento do País. Pagar impostos, todo mundo sabe que é para permitir que o estado obtenha recursos para investir em obras de infra-estrutura, educação, saúde, esporte, cultura, lazer etc. No entanto, existem políticos/empresários que lesam os cofres públicos sonegando impostos. A criatividade desses larápios sonegadores não tem limites.
Alguns, utilizam o golpe da formiguinha para abastecer os seus comércios. O golpe da formiguinha funciona assim: os comerciantes sonegadores utilizam um carro de passeio da família, viajam para cidades como Feira de Santana, onde compram diversos produtos como se fossem para o consumo doméstico, pagando apenas os impostos embutidos no preço da mercadoria, aqueles impostos que todos os cidadãos brasileiros que não são empresários pagam obrigatoriamente. Os sonegadores fazem diversas viagens como formiguinhas para abastecer as prateleiras de seus estabelecimentos e assim despitar a fiscalização da Secretaria da Fazenda para não cumprir com o seu papel de cidadão.
O imposto sonegado por essa gente hipócrita, que faz discurso moralizador, mas lesa o estado, atrapalha o desenvolvimento e diminui a capacidade de investimento em serviços públicos importantes para melhorar a qualidade de vida do conjunto da sociedade.
Os sonegadores de impostos que praticam o golpe da formiguinha contra a Secretaria da Fazenda do Estado, mesmo ganhando muito, não podem expandir seus negócios para não chamar a atenção dos agentes de fiscalização. Por isso, não melhoram as instalações físicas de seus comércios para oferecer mais conforto para seus clientes, preferem sonegar impostos e ficar por aí fingindo que são éticos, pobrezinhos e que não crescem por causa de supostos monopólios. Não crescem porque são sonegadores, portanto corruptos. Talvez, se estes políticos/empresários sonegadores se conscientizassem de que estão prejudicando o estado e a sociedade e deixassem de dar o golpe da formiguinha, já estivessem competindo no mercado com uma boa rede de lojas espalhadas por toda região para atender a todos segmentos e não apenas as licitações e cotações de preços viciadas para o próprio governo do estado lesado. Preferem viver nas sombras, procurando brechas e tetas públicas para mamar e posar de politicamente corretos, quando não passam de bandidos sonegadores e até contrabandistas.