domingo, 10 de abril de 2011

Cachoeiranos caminharam neste domingo pela qualidade de vida



Mil pessoas, de acordo com a estimativa dos organizadores, participaram nesta manhã de domingo (10) de uma caminhada pelas principais ruas de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano distante 110km de Salvador), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, como parte das atividades do Programa Nacional de Promoção à Qualidade de Vida. Denominada “Todos pela Vida”, a caminhada teve início às 8h30min, partindo da Praça Ubaldino de Assis, conhecido também como o Jardim Grande.

Antes do início da caminhada, que contou com a participação de muitos jovens e adultos, uma professora de educação física, coordenou diversos exercícios de alongamento. O percurso foi animado por uma orquestra que se revezou com os músicos do tradicional Samba da Esmola Cantada. Assim, ao som de marchinhas de antigos carnavais e de samba de roda os participantes caminharam pelas ruas do centro histórico e pelos bairros do Caquende Rua da Feira. Um grupo de ciclistas também participou do evento.

A iniciativa, segundo o coordenador do Centro de Promoção à Saúde Edgar Teixeira Rocha, e organizador do evento, o professor de educação física, Juracy Cunha Rocha, teve o objetivo de chamar a atenção da população para os benefícios para a saúde da prática regular de atividades físicas. O apelo dos organizadores do evento mobilizou academias esportivas, praticantes do boxe e da capoeira, usuários das unidades de saúde do município e do Centro de Promoção à Saúde Edgar Teixeira Rocha, além de moradores de diversas localidades da zona rural do município. A dona de casa Maria Luiza Santana Santos, de 50 anos, era uma das mais animadas durante a caminhada. "Estou me sentindo muito bem, caminhar faz bem para o coração", disse entusiasmada. "Eu agora não perco mais uma oportunidade como essa, vou caminhar diariamente para controlar minha pressão", declarou o aposentado João Dias de Jesus,com 60 anos de vida.

Como apoio para os participantes da caminhada, a prefeitura de Cachoeira, através da Seretaria de Saúde montou uma infra-estrutura que contou com unidade móvel de saúde com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Ao longo do percurso foram distribídos copinhos com água minera lpara todos os participantes, que também ganharam camisetas com logomarca do evento. Em estandes armados na Praça Ubaldino de Assis, os participantes puderam aferir a pressão arterial gratuitamente. A atividade contou com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde.