sexta-feira, 26 de abril de 2013

Segurança pública em debate na Câmara de Vereadores

                   

O prefeito Carlos Pereira participou da reunião  nesta quinta-feira , convocada pela Câmara de Vereadores, para discutir a questão da segurança pública no município. Participaram das discussões, além do presidente da Mesa Diretora da Câmara, José Carlos Matos Silva, os  vereadores Júlio Cesar Costa Sampaio, Wendel Chaves, Toninho do Alecrim, Cristiano Alves, Cacau do Virador, Mag, Cacau PC, Eliana Gonzaga de Jesus, Angélica Sapucaia da Silva e Adriana Santos Silva. O delegado de Polícia de Cachoeira, André de Oliveira Alves e o Tenente Moreira, comandante do Batalhão de Polícia local também estiveram presentes.  A ONG a Cidadã foi representada pelo seu coordenador  Pedro Erivaldo  Francisco.  Participaram ainda representantes da imprensa e do Instituto Adventista do Nordeste (IAENE). Não houve o comparecimento de representantes   Poder Judiciário  local. 
Em sua fala o prefeito Carlos Pereira criticou a mudança do comando do batalhão de polícia de Cachoeira para a Santo Amaro. O que no seu entender contribuiu para fragilizar a atuação da PM em Cachoeira, já que  segundo ele, “ faltou assistência  para o efetivo do município”. Pereira  fez uma relato da audiência recente com o secretário de Segurança Pública, quando cobrou o retorno do comando administrativo do batalhão da PM para a 27ª CIPM com sede em Cruz das Almas. “O nosso pedido já foi atendido  e publicado no diário oficial do Estado na edição do dia 19 de abril”, disse o prefeito.  Carlos Pereira  disse ainda que solicitou do secretário Maurício Barbosa, o aumento do efetivo da PM e também da Polícia Civil, além de mais viaturas para o patrulhamento da cidade. Reivindicou também a criação da companhia independente da Polícia para  Cachoeira.
Além do relato dessas iniciativas para melhorar a segurança pública, o prefeito  informou  as ações já deflagradas  pelo seu governo  para  auxiliar  o estado  no combate a criminalidade em Cachoeira. Como por exemplo,  citou a  instalação das câmeras de segurança  para o monitoramento  de pontos estratégicos da cidade, o projeto de criação da guarda municipal,   a disponibilização de  funcionários  da prefeitura  para trabalhar na Delegacia de Polícia. O prefeito também destacou que o seu governo tem desenvolvido ações    de inclusão social  e a melhoria de infraestrutura de áreas consideradas de risco social.
Ao final  da reunião  foi decidido que a prefeitura vai disponibilizar mais dois funcionários do quadro efetivo para  trabalhar na Delegacia de Polícia, a mudança do módulo policial da Rua Ana Nery para a Rua 7 de Setembro. Também foi  proposto a instalação da Central 190 da PM com a cobertura total do município. Além dessas  propostas foram encaminhadas a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar  todas as questões referentes  à segurança pública em Cachoeira.



Questionado pelos presentes sobre a atuação da delegacia de polícia de Cachoeira,   a respeito do combate à criminalidade, o delegado André de Oliveira, fez uma  relato do trabalho que está desenvolvendo na cidade, além de citar os problemas de infra-estrutura que enfrenta para desenvolver suas ações. De acordo com o delegado, são precárias as condições estruturais do prédio da delegacia.
Ainda em seu relato, o delegado citou que “está colocando a delegacia em ordem”. Disse também, que conseguiu junto com a  secretaria de Segurança Pública uma viatura para  seu trabalho,  e que  enfrenta dificuldades com o contingente efetivo. Sobre suas ações pontuou que vem realizando operações e que as informações sobre a atuação da delegacia são repassadas com freqüência para a Secretaria de Segurança Pública. Continuando, o delegado  informou que houve um aumento de 38%  nos crimes contra o patrimônio em relação ao igual período do ano passado.
 No momento, existem 120 inquéritos em andamento na Delegacia de Polícia, conforme o delegado. Também de acordo com a explanação da autoridade, 100% dos inquéritos são atendidos e que muitos inquéritos são de anos anteriores.  Na época de chuva,  conforme observou  o delegado,  há um decréscimo nos índices  dos delitos praticados no município.  Ele chamou atenção para o percentual dos presos atualmente  na cadeia de Cachoeira. “São 80% oriundos do município de Conceição da Feira”.