domingo, 23 de fevereiro de 2014

Carlos Pereira consegue apoio do Ministério da Cultura para Cachoeira

Na tarde da última quarta-feira, 19, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) foi recebida em audiência pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy. Alice levou até a ministra o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, e seu secretário de Cultura, José Luiz, que apresentaram reivindicações relacionadas com projetos culturais, recuperação e preservação de prédios históricos, apoio às duas filarmônicas seculares existentes na cidade, ao cinema que será reinaugurado nos próximos dias e às festas culturais promovidas em Cachoeira.

Na audiência, a deputada Alice Portugal fez uma breve explanação à ministra sobre a importância histórica e cultural de Cachoeira e a tradição cultural de seu povo, que se reflete nas festas e em todo a rica produção artística do município.

O prefeito Carlos Pereira também falou sobre os projetos e as necessidades da prefeitura para desenvolver no município uma política de incentivo da cultura e de preservação de seu patrimônio histórico, pedindo apoio do Ministério da Cultura.

O deputado Luiz Argolo, que também participou do encontro, falou sobre a necessidade do Ministério da Cultura apoiar as festas culturais de Cachoeira e de outros municípios do Recôncavo.

Embora tenha explicado que o município de Cachoeira não teria mais como entrar no PAC das cidades históricas, a ministra Marta Suplicy demonstrou-se sensibilizada com as reivindicações e se dispôs a ajudar Cachoeira a manter sua rica tradição cultural.

A ministra se comprometeu a financiar a elaboração de um projeto executivo de recuperação dos prédios históricos de Cachoeira, a incluir as duas filarmônicas da cidade entre as beneficiárias de instrumentos musicais fornecidos pelo MinC, a doar à cidade um rico acervo audiovisual para exibição na sala de cinema e a contribuir com R$ 100.000,00 para ajudar a programação cultural do São João, uma das mais tradicionais da Bahia.

Ao término da audiência, a deputada Alice Portugal agradeceu a ministra Marta Suplicy pela atenção dispensada, pela ajuda oferecida pelo MinC e pela sensibilidade demonstrada diante das grandes necessidades do município de Cachoeira. Alice, que presidirá neste ano de 2014 a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, se colocou à disposição do MinC e da ministra para debater todos os projetos de interesse do ministério e ajudar na aprovação das propostas que objetivem o apoio e o incentivo da cultura no Brasil.