terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto de Equoterapia da UFRB será apresentado durante evento


O projeto de extensão “Equoterapia com Ciência” atenderá inicialmente crianças assistidas pela Associação Pestalozzi de Cruz das Almas-BA


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza nos dias 30 e 31 de maio, no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), campus de Cruz das Almas, o I Encontro sobre Equoterapia. O evento tem como objetivo divulgar os benefícios da inserção do cavalo na promoção de melhorias da condição física e psicológica de pessoas com necessidades especiais. Durante o encontro, será apresentado o projeto de extensão em equoterapia da UFRB.

O projeto prevê o desenvolvido de um espaço de aproximadamente 2 mil m² adaptado especialmente para a prática de atividades terapêuticas e educacionais com o uso do cavalo. O “Equoterapia com Ciência” atenderá inicialmente crianças assistidas pela Associação Pestalozzi de Cruz das Almas, em parceria com o Serviço de Psicologia da UFRB.  “Estudos demonstram que a prática da equoterapia possibilita estímulos sensório-motores, e favorece o processo de reabilitação e inclusão social do praticante”, explica a diretora do HUMV e coordenadora do projeto, Ana Paula Peixoto.

O método é utilizado há mais de 30 anos nos países europeus e, na Bahia, destaca-se o trabalho da Associação Baiana de Equoterapia. A ABAE atua desde o início da década de 90 e hoje presta assistência especializada a cerca de 180 pessoas com deficiências, mas possui uma lista de espera de mais de 500, muitas oriundas de municípios do interior do Estado, incluindo a região do Recôncavo. Segundo a diretora Ana Paula, “o estabelecimento de parcerias entre instituições de ensino superior, como a UFRB, com entidades e associações de apoio a pessoas com deficiência torna-se importante para descentralização dos serviços de equoterapia”.

O I Encontro sobre Equoterapia da UFRB contará com a presença de palestrantes de diversas áreas do conhecimento: psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, médicos veterinários e zootecnistas. Já estão confirmadas as participações da presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães Brito, que fará um panorama da equoterapia no Estado, e da psicóloga Vanessa Christina Breia, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que compartilhará a experiência do Centro de Equoterapia Conviver, que presta assistência a pacientes de Niteroi e região.

A finalidade deste primeiro encontro é difundir as informações sobre a equoterapia no meio acadêmico. “O intuito é promover o desenvolvimento de discussões interdisciplinares na nossa e em outras instituições de ensino”, destaca Ana Paula. O evento destina-se a alunos e profissionais da área de medicina veterinária, psicologia, serviço social, fisioterapia, zootecnia, pedagogia e pessoas da comunidade com interesse comum em reabilitação e inclusão de pessoas com necessidades especiais. 

Saiba mais sobre o projeto de equoterapia da UFRB em http://www.ufrb.edu.br/equoterapia.