quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Exame gratuito de glaucoma sábado em São Félix



Saúde

A prefeitura de São Félix, por meio da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, realiza sábado, dia 1 de novembro, o Projeto Glaucoma, para a realização de exame para o diagnóstico da doença.  O atendimento será na Unidade de Saúde da Família Fernando  Almeida Alves, situado na Praça Ruy Barbosa, imediações da Estação Ferroviária, a partir das 8h da manhã.
Para  realizar o exame, o paciente deve apresentar  o RG, o cartão do SUS, e o comprovante de residência. A ação é direcionada para pessoas a partir de 50 anos de idade, hipertensas, diabéticas, míopes e àquelas que possuem histórico de glaucoma na família. Moradores das cidades vizinhas também poderão fazer o exame. O exame  será feito por oftalmologistas de Salvador. Os casos diagnosticados  serão tratados pelos especialistas.
Glaucoma -Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Sintomas
Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.
De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.