domingo, 12 de outubro de 2014

Exposição sobre centenário do ex-prefeito Eduardo José de Macedo marca início da programação do aniversário de São Félix




Com a abertura de uma exposição fotográfica na Casa da Cultura Américo Simas, às 9h, nesta segunda-feira, 13, sobre da vida pública do ex-prefeito de São Félix, Eduardo José de Macêdo- que se estivesse vivo estaria completando 100 anos-, a prefeitura inicia as comemorações do aniversário de 124 anos de emancipação política de São Félix. Ainda como parte das comemorações, está prevista também uma exposição de imagens das atividades de 30 anos de fundação da Casa da Cultura Américo Simas. A programação também prevê a exibição de filmes durante a semana. O local ficará aberto das 8h às 17h de segunda (13) à sexta-feira(16).
 
Na próxima segunda-feira, 20, acontece a abertura do Projeto Sarau Literário, com ações culturais, lúdicas, declamação de poesias, contação de histórias, lendas, fábulas, além da dramatização de textos e brincadeiras. A programação elaborada pela Secretaria de Educação do município tem  como objetivo incentivar nas crianças o hábito pela leitura. A programação será centralizada na Biblioteca Municipal Dr. Waldomiro Deiró, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

No dia 24, sexta-feira, será realizado o sorteio e a premiação do Quiz Cultural, promovido pelo Arquivo Público Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, às 9h da manhã, na Casa da Cultura Américo Simas. Sábado, dia 25, data do aniversário de emancipação de São Félix, a programação às 8h, com a celebração de Missa em Ação de Graças. Logo após, será aberta a exposição de fotos São Félix no Século XIX, no Arquivo Público Municipal, com a participação da Filarmônica União Sanfelista. Na oportunidade também será aberta uma mostra retrospectiva dos 20 anos de fundação do Arquivo Público Municipal. Às 10h a Câmara de Vereadores realiza sessão solene tendo como orador o advogado sanfelista  Frankland Leal dos Santos.

O Arquivo Público Municipal vai homenagear ainda personalidades que marcam a história da cidade, a exemplo da professora Gilnath Maria Santos Guedes, a primeira mulher sanfelista a assumir os cargos de vice –prefeita e prefeita substituta; Antônia  Sales de Azevedo Macêdo, viúva do ex-prefeito, Eduardo José de Macêdo. Ainda serão homenageados Maria das Graças Rodamilans(filha do médico ex-provedor da Santa Casa de São Félix); Ubaldo Porto Filho(filho do funcionário do Banco do Brasil
 e Ahiran Gonçalves França. Esta filha do escritor Nataniel Rubens Ribeiro Gonçalves, autor da letra do hino de São Félix.

História – O município foi criado com os territórios das freguesias de São Félix (atual sede), São Pedro do Monte de Muritiba, Nossa Senhora do Desterro do Outeiro Redondo, Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cruz das Almas, São Pedro do Aporá e de Nossa Senhora da Conceição do Sapé, desmembrados do município de Cachoeira, pelo Ato Estadual de 23.12.1889. A sede foi elevada à categoria de cidade através do Ato Estadual de 25.10.1890, com a denominação de São Félix do Paraguaçu, topônimo que se estendeu para o município, simplificado novamente para São Félix, por Decreto Estadual de 08.07.1931.