segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cine Theatro Cachoeirano recebe artistas africanos


O Cine Theatro Cachoeirano segue com a vocação de unir pessoas, ideias , promovendo a arte para uma cultura de paz, valorizando e respeitando a pluralidade criativa de nossa gente, como está sendo gerido há quase um ano pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Foi com esse propósito que o mais importante espaço cultural democrático do Recôncavo abriu, ontem à noite, as portas para um grandioso diálogo cultural com artistas africanos de diversos países, cantores brasileiros e vários estados alunos do IAENE. 

Capitaneado pelo grupo vocal Twana Tua Nzambi, composto por cantores angolanos, o espetáculo contou um pouco da história e da cultura dos 54 países que fazem parte do Continente Africano. Foi um show da diversidade traduzida pela linguagem da música e da dança.
O secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, emocionado com as apresentações, disse após o espetáculo, que a gestão do Cine Theatro Cachoeirano, planejada e executada, através do município, tem cumprido com a missão de promover o acesso de pessoas de todas as classes, a eventos culturais de qualidade, de modo democrático. “O Cine Theatro Cachoeirano, desde que foi reaberto pelo IPHAN, que é o proprietário do equipamento, esse compromisso com a comunidade de Cachoeira e de todo Recôncavo”, enfatizou o secretário, acrescentando que “não se pode fazer cultura com discursos elitistas, excludentes e pernósticos”.


“O povo de Cachoeira tem uma relação de muita identidade e afinidade com o Cine Theatro. E o nosso papel é fortalecer esse sentimento de pertença, valorizando o diálogo e aproximação com todos o municípios e com instituições que, de fato, respeitam a gente e a cultura desse lugar”, pontuou o secretário. "Esse espetáculo é uma exemplo do que é a gestão do nosso Cine Theatro", concluiu.