terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aparato policial intimida cachoeiranos


A população de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, passa por momentos de apreensão e intranqüilidade provocados pela cassação do diploma do prefeito Tato Pereira (PMDB), do vice Wilson do Lago e de três vereadores, na última sexta-feira, 13, Desde anteontem, (segunda-feira 16) os moradores de Cachoeira convivem com um forte aparato policial, dezenas de viaturas e um grande número de policiais ostensivamente armados. A população está estranhando a mobilização do forte esquema militar, já que vive clamando por melhoria nos serviços de segurança pública.

Recentemente houve uma reunião na Câmara de Vereadores promovida por diversos segmentos da população com autoridades militares e da policia civil. No encontro, foi discutida a deficiência da segurança pública do município diante dos inúmeros casos de assaltos, roubos e até latrocínios ocorridos nós últimos meses. Na ocasião as autoridades alegaram que não contava com o número suficiente de policiais e viaturas para desempenhar suas funções.

Não há clima de desordem ou de perturbação da ordem pública que justifique a presença do esquema policial mobilizado, apesar da grande indignação que tomou conta da maioria da população que em 5 de outubro reelegeu Tato Pereira com 85,03% dos votos válidos. Há sim um ambiente de muita frustração e insatisfação perfeitamente perceptível entre moradores da cidade. As pessoas estão perplexas se perguntando o que está acontecendo. Os cachoeiranos são normalmente tidos como pessoas ordeiras e pacíficas e, por isso, há o questionamento da presença ostensiva de força militar na cidade que normalmente não é tão protegida.

A vereadora Angélica Sapucaia presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cachoeira, desde anteontem (segunda-feira16) é a prefeita interina do município, por força de sentença judicial da juíza eleitoral substituta, Carla Carneiro Teixeira Ceará. A prefeita interina foi escoltada por militares para assumir o cargo, mesmo não havendo clima de hostilidade por parte de populares contra a mesma. Nesta terça-feira, mais policiais e viaturas foram mobilizadas para estar em Cachoeira. Os advogados do prefeito Tato Pereira (PMDB) ingressaram no TRE-Tribunal Regional Eleitoral com embargo declaratório da sentença da juíza substituta da 118ª Zona Eleitoral. Os advogados também ingressaram com o mandado de segurança para suspender a aplicabilidade da sentença.