terça-feira, 3 de março de 2009

Formação acadêmica

Revisão das diretrizes dos cursos de Jornalismo terá consulta pública e audiências
Já está aberto o processo de consulta pública estabelecido pela Comissão de Especialistas constituída pelo Ministério da Educação para revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. Instalada no dia 19 de fevereiro, a Comissão, que terá 180 dias para produzir relatório a ser apreciado pelo Conselho Nacional de Educação, promoverá três audiências públicas para debate do tema.
Professores e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil poderão participar, até o dia 30 de março, da consulta pública para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Jornalismo.
Durante esse período, a comissão de especialistas constituída pela Secretaria de Educação Superior para subsidiar o Ministério da Educação no trabalho de revisão das diretrizes receberá, pelo endereço eletrônico consulta.jornalismo@mec.gov.br, contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.
A intenção da comissão é receber sugestões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral.

As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do MEC.
Audiências públicas - Durante a reunião de instalação, no dia 19/02, em Brasília, a comissão de especialistas também definiu a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio) e devem envolver públicos específicos.
Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e
jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Envie sua contribuição para o e-mail: consulta.jornalismo@mec.gov.br
até o dia 30 de março de 2009.


COMISSÃO DE ESPECIALISTAS EM JORNALISMO
José Marques de Melo - presidente, Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).