terça-feira, 31 de março de 2009

Pacientes com câncer podem ficar sem tratamento no Recôncavo baiano

De acordo com a Resolução da CIB/BA Comissão Intergestora Bi-partite Nº 050/2009,(Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) os recursos que atualmente serão alocados para o município de São Félix para atendimento de paciente de câncer, não mais serão destinados para esse município.Os pacientes de oncologia de diversos municípios do Recôncavo recebem tratamento em São Félix, Atualmente 279 pacientes fazem tratamento de quimioterapia e acompanhamento na unidade de média e alta complexidade da Santa Casa de Misericórdia deSão Félix. Esses pacientes não necessitam viajar para Salvador ou Feira de Santana, pois são atendidos numa unidade próxíma aos seus domicílios.Na sua maioria, são pessoas sem recursos financeiros para custear despesas de deslocamento e permanência em outras cidades enquanto recebem tratamento.
A notícia da suspensão dos serviços oncológicos está provocando um clima de tensão nos municípios que encaminham pacientes para São Félix. A notícia foi divulgada na reunião do Conselho Municipal de Saúde de São Félix, ontem à tarde,e a Resolução da CIB foi publicada no Dirário Oficial de Sábad/domingo de 28 e 29 de março.
O que se questiona é o seguinte:
Como esses pacientes vão reagir a essa resolução?
Como os municípios vão fazer para assegurar a continuidade dos tratamentos dos pacientes oncológicos já que apenas São Félix no Recôncavo faz esse atedimento especializado?

Enquanto o SUS propala a descentralização dos Serviços de Saúde para desafogar os centros de assistência especializadas dos grandes centros(Salvador e Feira de Santana), nesse caso
específico, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia decide suspender um serviço que vai causar impacto em toda região, pois não são apenas os apciener de Félix serão afetados.

Sem os recursos destinados para a continuidade do serviço de oncologia, os pacientes do Recôncavo vão para aonde? Há garantia de vagas, internamentos, exames e quimioterapia em outras unidades fora a Região?

Contatos:
A Secretária de Saúde de Município de São Félix Marta Rejane Batista tel 75 810 06521 pode falar sobre o impacto da decisão da CIB.
Secretário de Saúde de Cachoeira, Mamede Dayube Neto 75 9927 8027.
É importante ouvir outros secretários de outros municípios que têm pacientes de oncologia sendo tratados em São Félix, além de pacientes e familiares.
O diretor da Santa Casa de São Félix é Pedro Almeida Rocha 75 3438 3916