sábado, 16 de janeiro de 2010

Cachoeira prepara festa para yemanjá

O povo de santo de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, já começou os preparativos para a festa de Yemanjá que este ano será no dia 7 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo do município e da ACYO - Associação Comunitária Yemanjá Ogum-Té, que estão à frente da organização do evento, este ano estão sendo aguardados representantes de 50 terreiros de candomblé de Cachoeira e de cidades vizinhas para a entrega das oferendas às divindades das águas.

As atividades que antecedem a saída das embarcações com os presentes serão concentradas na área do cais do Porto de Cachoeira. Neste local, será armado um toldo para os balaios das oferendas. Na pista do palco da Feira do Porto, a prefeitura montará um barracão com madeira e palhas para a realização da cerimônia do xirê. Os presentes serão levados para o local sagrado conhecido como Pedra da Baleia, no Rio Paraguaçu, a partir das 11h. Até agora já foram confirmadas dez embarcações que transportarão os religiosos com os balaios de oferendas. A partir das 8h da manhã, as pessoas já podem depositar seus presentes nos balaios que estarão disponíveis no Porto.

Após o retorno das embarcações estão previsto show com o Grupo Gêge Nagô e apresentação de samba de roda. Além disso, a organização do evento distribuirá mingaus, bolos, arroz doce e mungunzá para todos os participantes da festa. Há cinco anos a festa coletiva dos terreiros em homenagem a Yemanjá em Cachoeira foi revitalizada com apoio da prefeitura municipal. A manifestação existe há mais de meio século, porém estava quase desaparecendo. A revitalização por iniciativa de babalorixás, ialorixás, filhos e filhas de santo, tem atraído a cada ano, um grande número de turistas para participar do evento. Dessa forma, a grande manifestação pública religiosa vem contribuindo para aumento do fluxo turístico em Cachoeira conhecida internacionalmente pela preservação da cultura e religiosidade dos afrodescendentes.
Contatos:Lourival Tindade - Secretaria de Cultura e Turismo - Tel. (75) 9932 7664 - 99230473 – E-mail: lourival7filho@gmail.com e trindadelourival@hotmail.com
Júlio César - Secretaria de Cultura e Turismo - Tel - (75) 9968 0755
Benicio Souza - Presidente da ACYO - (75) 9955 1390 E-mail: souzabenicio@hotmail.com
Mãe Madelena - Tesoureira da ACYO - Tel. (75) 3425 1089.