domingo, 17 de janeiro de 2010

Projeto de prevenção às drogas será lançado terça-feira


A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar de Cachoeira e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) estará implantando a partir do dia 28 de janeiro, o Projeto Camelo, que, entre outros objetivos, pretende restaurar e prevenir a violação de direitos, além de promover ações para estimular capacidades de exercer atividades laborativas, visando o fortalecimento do convívio familiar e comunitário. O Projeto Camelo conta com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente captados por meio de convênio com o Instituto Votorantim.

A denominação Projeto Camelo, segundo a secretária de Assistência Social, Adriana Santos Silva, deve-se à identificação da resistência deste animal selvagem diante das dificuldades que enfrenta para viver em regiões áridas. “Nesse caso específico do projeto, o camelo, simbolicamente, representa, a força e tenacidade necessárias para enfrentamento de obstáculos e desafios que por ventura surgirão ao longo dos três anos previstos para a vigência das ações”, justificou a secretária.

ATUAÇÃO – O Projeto Camelo atuará na questão de prevenção do consumo de drogas mediante a comprovação do aumento do uso de substâncias piscoativas ou envolvimento de crianças e adolescentes. Promover orientações e encaminhamentos para aqueles que já fazem uso destas substâncias, é também proposta do projeto.
Serão atendidas inicialmente 100 crianças e adolescentes por ano na faixa etária de 12 a 18 anos ou até de 21 anos caso esteja cumprindo medidas socioeducativas. A meta também é atingir 300 famílias com as ações do projeto. Serão atendidos crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar, instituições não-governamentais que trabalham com estes segmentos, além da demanda espontânea.

ATIVIDADES - Para atender o público alvo, o Projeto Camelo oferecerá cursos e oficinas culturais. Estão previstos cursos de capoeira com oficinas de confecção de berimbaus, de teatro, oficina de percussão e práticas esportivas com diversas modalidades, além de outras atividades socioculturais como palestras e lazer. Cada atividade terá um orientador social. As ações do Projeto Camelo serão concentradas numa sede que funcionará no bairro do Curiachito, ao lado do Colégio Aurelino Mário.