terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cachoeira marcou presença na SPBC




Programação cultural mostrou a diversidade do Recôncavo

Cachoeira participou da reunião da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizada recentemente no campus da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas. A cidade histórica marcou presença por meio da sua arte e cultura com a participação do grupo Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia e da Filarmônica Minerva Cachoeirana, além de um estande durante o evento com uma mostra de artesanato e produção de licor local.A presença de Cachoeira na SPBC foi assegurada pela prefeitura municipal atra´ves da Secretraria de Cultura e Turismo.

A ciência é produto direto da cultura humana e o saber científico não é antagônico às manifestações culturais. Na verdade, ciência e cultura se complementam. Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB preparou uma programação cultural para reunião da SBPC, capaz de mostrar a diversidade e a riqueza dos saberes culturais do Território do Recôncavo.
Quem assistiu aos shows, oficinas e minucursos relizados no palco e na Tenda Cultural da Reunião Regional da SBPC, que ocorreu no campus da UFRB em Cruz das Almas entre os dias 14 a 17 de setembro, pode não ter se dado conta, mas atrás de cada nota musical das inúmeras canções entoadas, existe uma teoria matemática, uma ciência.
Para o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, “estamos edificando uma universidade, obra que requer o respeito e o contato com a universalidades dos saberes. Nossa cultura é que nos dá o sentimento de identidade com o Território do Recôncavo, o idem sentire, este sentimento de pertencimento. Precisamos produzir ciência sem esquecer nossas subjetividades e o lugar em que estamos. Acho que a UFRB cumpre um papel importante de valorização e produção de cultura e de ciência. Mostramos isso na SBPC”, disse o reitor.
Mestre em Regência (UFBA) e professor de Regência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o regente Leandro de Magalhães Gazineo não vê barreiras entre a ciência e a cultura. O professor é maestro do Coral da UFRB, criado em 2008 e que reúne 40 cantores entre professores, alunos, servidores técnico-administrativos e membros da comunidade local.
Para o maestro Leandro Gazineo, é preciso lembrar que “a música e a ciência caminham juntos, e não só no campo da matemática”. Gazineo lembra que “Leonardo da Vinci era também músico e Einstein tocava violino”. Segundo o maestro “o Coral da UFRB está expandindo as suas atividades e está servindo como um portal para que a UFRB possa, futuramente, abrir cursos de música, absorvendo esta grande riqueza cultural do Recôncavo”.
A reunião da SBPC na UFRB foi marcada pela sua programação cultural. Logo na cerimônia de abertura, na terça-feira (14/09), o público se emocionou com o grupo musical Viola de Arame e teve contato com a “viola machete”, típica do Recôncavo Baiano.
Foi assim também ao longo de toda programação cultural do evento.http://www.ufrb.edu.br/sbpc/index.php/programacao-cultural
Para a coordenadora de cultura e educação da Pró-Reitoria de Extensão, Valdíria Rocha, a “Caminhada Cultural Recôncavo: caminhos do Massapé” se constitui num “momento histórico, um marco na unidade territorial a partir da cultura. O Fórum de Gestores Culturais do Território do Recôncavo foi o grande parceiro na construção dessa caminhada que expressa a diversidade étnica, cultural e econômica da região”. Para ela, foi “gratificante” ver os grupos culturais entretanto na UFRB para um dialogo estético e rítmico, com a presença dos mestres e mestras da nossa cultura que, a despeito da idade, percorreram alegremente o trajeto”.

A inédita caminhada reuniu mais de mil artistas de todo o Recôncavo em um trajeto que percorreu as ruas de Cruz das Almas e foi recebida, no campus da UFRB, pelo Reitor Paulo Gabriel. “Entrem nesta universidade, ela foi feita para vocês”, disse o reitor em sua fala de agradecimento e boas vindas aos componentes dos grupos culturais, na Tenda Cultural.
“A ambição da Proext é que a caminhada se constitua numa atividade anual, cada vez em uma cidade diferente”, revelou a coordenadora Valdíria Rocha.

Fonte: ASCOM/UFRB