quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Oficina de trançadeiras e rendeiras de Saubara a SBPC

A Tenda Cultural da Reunião Regional da SBPC abrigou na tarde de quarta-feira (15/09) a oficina Magia do Recôncavo com rendeiras e trançadeiras de Saubara, município do Recôncavo Baiano que fica próximo a Santo Amaro da Purificação. Neste espaço os visitantes puderam aprender a trançar palhas secas de licuri, utilizadas na confecção de esteiras, chapéus e bolsas e também a fazer Rendas, que resultam em bicos, colchas e toalhas de mesa.

As rendeiras são integrantes da Associação dos Artesãos de Saubara composta por 86 Rendeiras e 12 Trançadeiras que tentam preservar a tradição regional. Todas estas mulheres são pescadoras e marisqueiras, e complementam a renda familiar produzindo artesanatos. A associação recebe apoio do SEBRAE, do Instituto Mauá, da Incuba da UFRB e também da Prefeitura Municipal de Saubara.

Maria do Carmo, (63 anos) foi uma das instrutoras da oficina, ela que aprendeu a fazer renda aos 7 anos de idade com a sua mãe, e contou que, embora seja uma tradição familiar, as novas gerações não tem tido interesse em aprender a fazer artesanatos. Para ela seria necessário que houvesse um incentivo aos jovens.

A Renda é um artesanato minucioso que requer muita paciência e habilidade. De acordo com Maria do Carmo, para confeccionar meio metro de renda são necessárias 8h de trabalho. As rendeiras utilizam uma almofada forrrada de chita, preenchida com palha de bananeira e pedra (ou serragem), e ainda um pequeno caixote que serve de apoio à almofada. Para desenvolver a trama do bordado, elas utilizam bilros (pequenos bastões feitos com a semente da piaçava) papelão, alfinetes e linhas finas 100% algodão.

As peças confeccionadas pelas artesãs de Saubara já foram expostas em desfiles de moda no Rio de Janeiro e em São Paulo. Todo o material fabricado por elas, são vendidos na Bahia, em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e exportadas também para outros países como a Itália.