quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Simpósio Internacional reúne em Salvador especialistas

Evento é promovido pelo Vila Serena Bahia e acontecerá
dia 1º de outubro, no Fiesta Bahia Hotel, com patrocínio da Petrobras.

O impacto e os desafios do crack, encarado como epidemia em alguns estados brasileiros, a exemplo de Porto Alegre, será discutido por especialistas dos Estados Unidos e do Brasil no V Simpósio Internacional de Alcoologia e Outras Drogas, que acontecerá no Fiesta Bahia Hotel, em 1º de outubro. Promovido pela Vila Serena Bahia, com patrocínio da Petrobras, o evento tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar os profissionais e a sociedade como um todo, avançando no entendimento do uso, abuso e dependência de drogas.


A questão do crack e suas implicações será abordada na conferência internacional “Crack: O impacto do uso e seus desafios”, com Steven J. Lee (EUA), médico Psiquiatra especializado em dependência química e professor de psiquiatria da Universidade de Columbia e do Instituto de Toxicodependência em Nova York. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Sociedade Americana de Medicina e Adicção, Dr.Lee tem publicado artigos em periódicos médicos sobre adicção e publicou recentemente o livro "Superando a adicção da metanfetamina cristal: Um Guia Essencial para ficar limpo.”


O psicólogo e teólogo John E. Burns (EUA), fundador do Vila Serena no Brasil, fará a conferência de abertura do V Simpósio Internacional de Alcoologia e Outras Drogas, com o tema “Tratamento da dependência química: uma abordagem humanística e o mito poético”. Burns é Ph.D. DEAP, mestre em Sociologia e doutor em Administração de Programas de Tratamento de Dependência Química, além de autor de diversos livros sobre tratamento de dependência química.


O “Impacto das drogas na sociedade brasileira – busca de soluções” será abordado na conferência de Ronaldo Laranjeira (SP), médico psiquiatra, PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres e Investigador principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, do CNPQ. Laranjeira também coordena a UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo.


Outros temas ligados à dependência química e seu tratamento serão abordados em conferências por Silze Morgado (SP) - “Prevenção de Recaída. O dia a dia da Fase de Manutenção: Aderência, Recaída, Mentira, Vínculo” – e Steven Lee (EUA) - “Remédio: Medicação ou Droga?”. Uma Mesa Redonda debaterá o tema “Tratamento de Dependência Química nas Empresas: O Olhar Institucional”, com a participação de Moema Britto Raquelo (Vila Serena Bahia), Joaquim Ferreira de Melo Neto – PETROBRAS (RJ) , Socorro Maria Coelho Araújo – ALUMAR (MA) e Clenilda Ananias - MINERAÇÃO CARAÍBA (BA).




INSCRIÇÕES - Os interessados poderão se inscrever no site http://www.vilaserenabahia.com.br/simposio ou no dia do evento. O valor é de R$ 125 para profissionais e R$ 85 para estudantes. Maiores informações através do telefax (71) 3378-1535 ou do e-mail simposio@vilaserenabahia.com.br.




Sobre a Vila Serena - Vila Serena é uma rede de centros especializados para tratamento de dependência química e outros transtornos de impulso. Atua no Brasil desde 1982, em diferentes estados. Além de oferecer tratamento especializado, presta consultorias organizacionais, realiza treinamentos e capacitações e também promove eventos científicos, como este, para mobilizar e sensibilizar os profissionais e a sociedade como um todo. A Vila Serena Bahia fica localizada na Av. José Leite, 418, Caji – Lauro de Freitas.




Contato:
Priscila Brito - Diretora de Comunicação do Vila Serena BA
telefax (71) 3378-1535 ou do e-mail simposio@vilaserenabahia.com.br.


Vanda Amorim - DRT/PE 1339
(71) 9972-2724 / vandaamorim@yahoo.com.br





PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Sexta - feira, 01 de outubro de 2010


Horário Atividade
07:30 – 8:00 Inscrições e credenciamento


08:00 – 08:30 Mesa de Abertura
Solenidade de Abertura - Vila Serena BA/ PETROBRAS / SENAD


08:30 – 09:30 Conferência Nacional
Tratamento da Dependência Química: Uma abordagem humanística e o mito poético.
Conferencista: John E. Burns (EUA) - Ph.D. DEAP Fundador do Vila Serena no Brasil. Psicólogo e Teólogo. Mestre em Sociologia na Azuza Pacific University, doutor em Administração de Programas de Tratamento de Dependência Química pelo Union Institute. Autor de diversos livros sobre tratamento de dependência química.

09:30 – 10:30 Conferência Internacional
Crack: O impacto do uso e seus desafios
Conferencista: Steven J. Lee (EUA) - Médico Psiquiatra especializado em dependência química. Professor de psiquiatria da Universidade de Columbia e do Instituto de Toxicodependência em Nova York. Membro da Associação Americana de Psiquiatria, onde atuou em duas comissões nacionais. Membro da Sociedade Americana de Medicina e Adicção. Diplomado na Academia Americana de Psiquiatria e Adicção.Tem publicado artigos em periódicos médicos sobre adicção, é revisor editorial de revistas de medicina sobre dependência química e recentemente publicou um livro intitulado "Superando a adicção da metanfetamina cristal: Um Guia Essencial para ficar limpo.”

10:30 – 10:50 Coffee break

10:50 – 12:00 Conferência Internacional
Remédio: Medicação ou Droga?
Conferencista: Steven J. Lee (EUA)

12:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 15:10 Mesa Redonda
Tratamento de Dependência Química nas Empresas: O Olhar Institucional
Coordenadora: Moema Britto Raquelo (BA)
Membros:
Joaquim Ferreira de Melo Neto – PETROBRAS (RJ) - Médico do Trabalho da Petrobras/REDUC, Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, Coordenador do Programa de Álcool, Tabaco e Drogas da Petrobras/REDUC.
Socorro Maria Coelho Araújo – ALUMAR (MA) - Assistente Social, Especialista em Terapia de Casal e Família pela DOMUS de Porto Alegre, Especialista em Dependência Química pela USP. Coordenadora do PARE- Programa de Apoio e Recuperação do Empregado (ALUMAR).
Clenilda Ananias - MINERAÇÃO CARAÍBA (BA) - Assistente Social, MBA em Consultoria e Gestão de Pessoas pela FIB, Especialista em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNB, Pós graduada em Administração e Planejamento Social pelo Inst. Aleixo. Coordenadora do Programa de Prevenção e Recuperação de Dependência Química da Mineração Caraíba.


15:10 – 16:20 Conferência Nacional
Prevenção de Recaída. O dia a dia da Fase de Manutenção: Aderência, Recaída, Mentira, Vínculo.
Conferencista: Silze Morgado (SP) - Formada em Comunicação Social e especialista em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Há 15 anos atua na Vila Serena SP, assessorando e desenvolvendo Políticas e Programas de Dependência Química e Outras Compulsões nas empresas (Avon, BankBoston,BMF, Bayer Schering, BRFOODS, Caterpillar, Copebras, Credicard, Embraer,FIBRIA, Fosfertil, Metrô, Natura, SABESP, Transportadora Americana e outras).

16:20 – 16:40 Coffee break

16:40 – 17:40 Conferência Nacional
O Impacto das drogas na sociedade brasileira – busca de soluções
Conferencista: Ronaldo Laranjeira (SP) - Médico psiquiatra e PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém-criados INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

18:00 Encerramento