sexta-feira, 19 de agosto de 2011

COMUNIDADES QUILOMBOLAS GANHAM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Moradores das comunidades quilombolas da região da Bacia do Iguape, na zona rural do município de Cachoeira (distante 110 km de Salvador), vão ganhar, na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, uma unidade de pronto atendimento à saúde. A nova unidade de saúde construída pela prefeitura com recursos próprios na sede do distrito de Santiago do Iguape deverá atender cerca de seis mil pessoas, de acordo com a estimativa da Secretaria de Saúde do município.

A unidade de pronto atendimento recebeu o nome da heroína brasileira Ana Neri, baiana nascida em Cachoeira que se destacou durante a Guerra do Paraguai, prestando assistência voluntária aos brasileiros doentes e feridos nos campos de batalha. A unidade a ser inaugurada nesta sexta-feira (26), às 19h, pelo prefeito Tato Pereira, conta com quatro leitos para a reabilitação, uma sala de parto e enfermaria. A unidade funcionará 24 horas com médico plantonista, enfermeiro e técnico em enfermagem. Além disso, a unidade também terá à disposição uma ambulância para transportar pacientes para a sede nos casos que houver necessidade.

O secretário de saúde do município, Mamede Dayub Neto, disse que a unidade de pronto atendimento terá um importante impacto positivo na assistência das urgências em toda região da bacia do Iguape, distante 32 km da sede do município. “Não será mais necessário o deslocamento de pacientes para a sede em busca de atendimento de urgência, e as parturientes da região terão seus filhos na maternidade da unidade”. Ainda segundo, o secretário Mamede Dayub, a nova unidade de saúde, vai complementar os serviços que já são prestados naquela região pelas unidades de saúde da família existentes em Santiago do Iguape, São Francisco do Paraguaçu e Opalma.