quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PREFEITURA LIMPA RIO PARAGUAÇU PARA A FESTA DE YEMANJÁ





Faltando menos de um  mês para  a realização da tradicional festa de Yemanjá , que  será realizada no dia 3 de fevereiro,  a prefeitura municipal  intensifica  os trabalhos de limpeza  do  Rio Paraguaçu, patrimônio natural e um dos mais  importantes cartões postais de Cachoeira, cidade  histórica do Recôncavo baiano(distante 110 km de Salvador).  Até agora, segundo os prepostos da prefeitura que estão executando o serviço de limpeza,  já foram retiradas  aproximadamente  60 toneladas  de lixo e entulho  das margens  do Rio Paraguaçu  no seu trajeto  pela centro urbano, degradado ao longo dos anos  por  ações  dos próprios moradores da cidade. O  lixo  que está sendo retirado,  revela  a grave situação em que se encontra o  trecho do Rio que   banha Cachoeira no centro da cidade.
São milhares de  garrafas plásticas,sacolas plásticas, palitos de picolé, carcaça de animais, pontas de cigarro, calçados sintéticos e de couro,   vasilhames de vidro, copos descartáveis,  resto de material de construção, pedaços de móveis e eletrodomésticos, brinquedos quebrados  e muitos  cacos de cerâmica  descartados no  Paraguaçu pelos oleiros  que anualmente participam da Feira do Porto durante a festa de São João que acontece na cidade. “Esta é primeira grande intervenção do poder público municipal para a limpeza do Paraguaçu  nas últimas décadas”, assegura  o  escultor cachoeirano Fory que comemora a iniciativa da prefeitura: “Já vimos a restauração de nossos monumentos, agora é com muita alegria e esperança que testemunhamos  a limpeza do Rio Paraguaçu. Espero que não pare por aí”, disse o artista.

A limpeza das margens do Rio Paraguaçu foi uma  dos primeiras ações  da  gestão do novo prefeito Carlos Menezes Pereira. O trabalho  iniciado no segundo dia após a sua posse ainda não tem prazo para terminar. “Vamos continuar  trabalhando na  limpeza  das  margens do Paraguaçu até deixá-las  em condições  ideais para  que a própria natureza  se recomponha”, disse o gestor. 

Desenvolver  iniciativas para  preservar o patrimônio  natural de Cachoeira, de acordo com o prefeito , é um dos compromissos de seu governo. “Esse trabalho será constante”, ele garante.  Ele lembra que  para manter  revitalizar o Paraguaçu é preciso ainda a execução de um projeto de dragagem do leito, uma ação que necessita de  grandes investimentos  que só poderá ser executado em parceira  do município com  os governos federal e estadual. “O município sozinho não tem condições de executar a dragagem do leito do rio, já ameaçado em vários pontos de assoreamento”, admite o gestor municipal.

 Segundo o prefeito,  as ações  vão envolver ,  as  Secretarias de Obra, de  Agricultura  e da  Educação. “Não podemos  implantar um programa de desenvolvimento sustentável sem contemplar ações de  preservação da natureza  em toda extensão de nosso município”, justificou, acrescentando que “além  da responsabilidade  com a qualidade de vida da população, a prefeitura precisa cuidar de todo patrimônio do município que possui um grande potencial turístico”.  Intensificar  a limpeza pública e atuar  para  combater a  degradação de áreas do patrimônio natural de Cachoeira,  conforme Carlos Pereira, são ações   prioritárias de  sua gestão. “Não podemos falar em turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico para a geração de emprego e renda de nossa  população, sem cuidarmos adequadamente de nossos espaços urbanos  e paisagísticos”, disse o prefeito.


Os trabalhadores da prefeitura começam a jornada logo cedo, sob os olhares curiosos  das pessoas que se aglomeram no cais  para acompanhar o movimento  das  duas máquinas que estão sendo utilizadas na missão de  tentar  devolver  ao Paraguaçu  a sua margem livre de tantos materiais nocivos ao seu  equilíbrio e curso normal. Como se não bastasse os riachos que alimentam o Paraguaçu transformados em  esgotos fétidos e degradados, o Rio sofre também  com o represamento  de suas águas pelo  Lago  da Barragem de Pedra do Cavalo, onde  funciona de uma usina hidrelétrica .
  As montanhas de lixo e a vegetação que cresceu  na  área entulhada  do Paraguaçu revela como  a natureza vem sendo tratada pelo homem. A cada  viagem da  das máquinas  com resultado da operação de limpeza chama atenção dos populares. “É muito lixo, é triste demais ver  como estava isso aqui”, comenta  Antônio José Silva(68), aposentado , que, como um fiscal do povo,     chega cedo todos os dias para  acompanhar  os trabalhos dos 25 homens da prefeitura  envolvidos no trabalho  de limpeza  das margens  do Rio Paraguaçu, além dos operadores da duas máquinas  e  dos motoristas das caçambas  que ao final da tarde  transportam todo material retirado . O trabalho deve continuar  pelos próximos dias para o bem da natureza  e da qualidade de vida  dos habitantes de  Cachoeira.