quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Domingo é dia de festa para a Rainha das Águas em Cachoeira








Todos os terreiros de candomblé e de outras religiões de matriz africana de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo da Bahia(distante 110km de Salvador), estão se preparando participar da festa de Yemanjá, considerada  a maior manifestação pública coletiva de  do povo de santo do interior  do estado, domingo, dia 3 de fevereiro.  A festa, que também reúne devotos de outros municípios e da capital para reverenciar a Rainha das Águas, é considerada como uma das mais importantes manifestações do calendário do turismo étnico religioso de Cachoeira, assim com as celebrações anuais da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte,   no mês de agosto.


A programação  da festa começa às 13h30min  com  a cerimônia do xirê, quando os  devotos cantam e dançam em círculo para  evocar  as divindades. Às 15 , saída do cortejo com  os balaios  para serem depositados  no local  conhecido como a Pedra da Baleia, no meio do Rio Paraguaçu. Após a entrega das oferendas, estão previstas apresentações com grupos culturais e um show de encerramento da festa com o Gêge Nagô. Estão ano foram contratadas 15 embarcações, inclusive três saveiros da cidade de Maragojipe,  para conduzir os  fiéis  e os balaios,
A manifestação que une devoção, alegria e confraternização, é promovida pela Associação Cultural Yemanjá Ogunté (ACYO) formada por representantes de terreiros de candomblé de Cachoeira, e conta com o apoio e patrocínio da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Durante a festa, os organizadores vão prestar uma homenagem especial à memória da Yalorixá Mãe Madalena, morta em agosto do ano passado, uma das mais importantes incentivadoras da celebração e da união de todas as casas de candomblé do Recôncavo.
A cada ano, o presente coletivo para Yemanjá vem atraindo um grande número de fiéis como também de turistas de outros estados e de diversas nacionalidades.  Para o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, o apoio e o incentivo da prefeitura têm o objetivo de estimular a preservação da identidade religiosa e cultural da população. “Cachoeira é uma cidade fortemente marcada pela rica influência cultural herdada pelos africanos que foram trazidos à força da África para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar. A nossa gestão está empenhada em valorizar e respeitar todo esse legado”, ele enfatizou.