segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jornada Pedagógica de Cachoeira começa nesta segunda-feira

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Será aberta, às 18h, na Pousada do Convento, a Jornada Pedagógica 2013 do município, tendo como tema “Façamos grande o nosso porvir”, frase extraída do hino de Cachoeira. A solenidade de abertura será na Pousada do Convento do Carmo, às 18h, com a presença do prefeito Carlos Menezes Pereira que, na oportunidade irá saudar os participantes e falar sobre os compromissos da sua administração para com a Educação.  Estão previstos ainda, os pronunciamentos do professor Alexsandro Rocha, secretário da Educação do município, e da professora Maria Helena Araújo, diretora da Diretoria Regional de Educação (Direc-2). Após os pronunciamentos das autoridades, está prevista a conferência “Um mais um é sempre mais que dois”, com o professor Hidebrando Sena. Em seguida, haverá confraternização animada pelo DJ Samir Suzart.   A Jornada Pedagógica que envolve educadores e os demais trabalhadores da Educação de Cachoeira se estenderá até terça-feira (06).

 Na terça-feira (05), a partir das 8h, será realizado o credenciamento dos participantes da Jornada Pedagógica, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal da Bahia (UFRB) onde também serão realizadas atividades da programação.  Já na quarta-feira, (06), último dia da Jornada, as atividades serão concentradas no Colégio Estadual da Cachoeira.  A programação prevê as realizações de Oficinas Curriculares de Educação, a partir das 8h.  O encerramento da Jornada será no auditório do CAHL, às 10h30min.


O secretário de Educação do município, o professor Alexsandro Rocha, disse que a realização da Jornada Pedagógica é um importante momento para todos os envolvidos no processo educativo de Cachoeira. “A Secretaria de Educação pretende implementar uma educação democrática, na direção do desenvolvimento de uma escola que permita aos docentes, discentes e técnicos,a possibilidade do exercício de um saber pensar e também, uma educação que estimule a condição do aluno como sujeito do processo educativo”.


A escolha da frase “Façamos grande o nosso porvir” do hino de Cachoeira, para tema da Jornada deste ano, foi escolhida no sentido de conclamar os educadores para o compromisso de formar novas gerações de cachoeiranos. “Nós somos educadores, e o estudantes são o futuro dessa cidade heroica Então, a Educação é uma das ferramentas de libertação dessa juventude”,  assim justificou a escola do tema, a professora Rosa Brito, coordenadora de Educação Infantil e Gestão de Creche do município.