terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeito pede a colaboração da Câmara para governar Cachoeira





O prefeito do município de Cachoeira, Carlos Pereira,  em sua mensagem aos vereadores , na sessão  de abertura dos trabalhos do período Legislativo, nesta segunda-feira,  citou as suas principais metas de ação para este ano e pediu o apoio e a colaboração da Câmara de Vereadores para  administrar  o município.  Carlos Pereira  também falou da importância da  independência   e soberania  do Poder Legislativo para  o fortalecimento da democracia. Ao mesmo tempo em que pediu o apoio dos vereadores, o prefeito também  pediu  que os 13 integrantes do Poder Legislativo Municipal   cumpram a função de fiscalizador do Executivo Municipal. “É importante para o processo democrático que   os vereadores assumam  o papel de fiscalizador do Executivo”, enfatizou o prefeito , que também   relacionou  algumas das principais ações do seus primeiros dias de gover
O prefeito citou  a obra de revitalização da margem do Rio Paraguaçu que banha Cachoeira, como um dos mais importantes investimentos da  prefeitura  nesse primeiro momento do seu governo. “A limpeza da margem do Rio Paraguaçu  representa o nosso respeito pelo meio ambiente  e pela importância do Rio Paraguaçu para todos os cachoeiranos”.  Ainda em sua mensagem, o prefeito a anunciou a extensão do programa de limpeza  para córregos, riachos  e outros de Cachoeira. Na área da Educação, ele citou a adesão do município ao Sistema Positivo de Ensino como uma das medidas inovadoras  para melhorar  a qualidade do ensino público.

Carlos Pereira citou, ainda, a operação de restauração do calçamento  de diversas ruas da sede e da zona rural, bem como o trabalho de reposição de  lâmpadas  em todas as localidades do município.  O prefeito  citou o aumento concedido aos médicos que trabalham  na rede municipal de saúde que passaram  o salário bruto  no valor de R$ 12 mil. Ele anunciou a criação da Ouvidoria Municipal como um canal de diálogo e aproximação da sociedade com o Poder  Público Municipal.  Para contribuir com a melhoria da segurança pública, o prefeito anunciou o monitoramento das ruas  do centro  da cidade através de câmeras.  Por fim, o prefeito que cumpriu o mandato de vereador na gestão passada, desejou  boa sorte e sucesso  aos membros do Poder Legislativo Municipal. Anunciou  a assinatura de convênio para a construção de 50 casas populares para famílias carentes  que ainda moram em casa de taipa, além do lançamento do projeto Morada Digna que vai beneficiar pessoas de baixa renda do município. O prefeito também citou a criação do programa para estágio remunerado  na prefeitura para estudantes do ensino médio e universitário.

A sessão solene  que marcou  o início dos trabalhos do Legislativo Municipal  foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora José Carlos Matos Silva  e contou com a presença  da maioria. A única ausência registrada foi da vereadora Angélica Sapucaia da Silva.  A maioria   presentes, usou os  três minutos concedidos  da  para  representação partidária  para  fazer agradecimentos  e desejar bom trabalho para  todos.  Por sua vez, o vereador Paulo Cesar , da oposição , elogiou a postura do prefeito que segundo  as suas palavras “ é um político polido”.  Leite  prometeu ser um  vereador atuante  e  fiscalizador do Executivo Municipal,mas que também estará ao lado dos projetos de interesse da população. Outros vereadores também aproveitaram o tempo  na tribuna  para fazer  reivindicações ao Executivo Municipal, a exemplo da vereadora reeleita  Eliana Gonzaga de Jesus  que cobrou abastecimento de água para as comunidades  da zona rural que estão sofrendo com longa estiagem no município.