quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jornalista Robson do Val lança o livro Roma Negra no aniversário de Cachoeira


O romance  Roma Negra – A saga de Odé Kojá,  o caçador destemido, de autoria do jornalista Robson do Val   será lançando na Câmara de Vereadores no dia  13 de março, data do aniversário de Cachoeira. O lançamento do livro  está previsto para as 10h, após a sessão solene em homenagem aos 176 anos  da elevação da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira à categoria de Cidade.O jornalista também foi indicado pelo presidente da Câmara com apoio dos demais membros do Legislativo para ser o orador da Sessão Solene.
A obra, segundo o autor, é baseada na historia real de um grupo de abolicionistas que agia no Recôncavo baiano, libertando escravos e dando suporte aos quilombos da região.  Robson do Val conta,  que,   o romance  descreve o ambiente político e social do século XIX,  tendo  como pano de fundo da trama os casarões antigos da mística cidade de Cachoeira, as paisagens deslumbrantes da Bahia, os aromas, os  sabores e a sensualidade da mistura brasileira que começam a se consolidar no caldeirão das raças.
 Fruto de um trabalho de 3 anos de pesquisa, o livro relata aspectos importantes pré-abolicionista, os bastidores da política, os interesses dos poderosos, as lutas pelas liberdades, a magia das religiões africanas baseadas nas forças da natureza", relata o autor.
O AUTOR - Apresentador de programas jornalísticos na Radio Baiana FM. Editor, repórter e apresentador da TV Educativa.  Exerceu as mesmas funções na TV Itapoan, TV Aratu, TV Bahia, CNT (Paraná), TVE Rio (atual TV Brasil) e TV Cultura de São Paulo. Breve passagem pela RTP Portugal. Trabalhou ainda como editor e repórter do Jornal da Bahia e apresentou o Jornal da Rádio Educadora da Bahia. Sócio diretor da Sol Produtora de Cinema e Vídeo. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, pós graduado em roteiro para TV e vídeo pela Unijorge, com especialização em Jornalismo Ambiental pelo INEMA (antigo CRA).