segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Devotos reverenciam Yemanjá em Cachoeira





 

Centenas  de  devotos do candomblé  participaram neste domingo da festa em homenagem a Yemanjá, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano(distante 110km de Salvador).  A movimentação dos fiéis  começou às 10h. Muita gente aproveitou esse horário para depositar suas oferendas nos  balaios  colocados à disposição do público pelos organizadores  da manifestação. Às 13h30min, teve início  a  cerimônia do xirê   no barracão  de madeira e palha, armado no centro  da pista do Palco Oficial da Feira do Porto. Representantes de todas os terreiros de candomblé  de Cachoeira, São Félix,  Santo Amaro, Maragojipe, Governador Mangabeira, Muritiba, Cruz das Almas e de outras cidades participaram da cerimônia de saudação para todos os orixás.
O cortejo dos devotos com os balaios das oferendas só  saiu com destino ao Porto  do  Rio Paraguaçu, às 17h30imin, quando a maré estava alta. Ao som dos cânticos e dos toques dos atabaques, os adeptos do candomblé seguiram   em direção ao Rio Paraguaçu, onde dezenas de embarcações  aguardavam  para  completar o ritual  até  a Pedra da Baleia  onde os presentes foram depositados.  O presente principal, no entanto, foi  de depositado antes, em baixo da Ponte Dom Pedro II,  no  Pilar do Meio,  seguindo o ritual dos antigos  babalorixás e yalorixás. Este ano, o ritual da entrega do presente principal foi conduzido pela Yalaxé Preta de Oxaguiã, filha e sucessora  da falecida Yalorixá Galdina Silva, conhecida como Mãe Baratinha de Oxum.
O prefeito   de Cachoeira, Carlos Pereira, que  participou do cortejo  para a entrega dos presentes , em uma  embarcação ao lado do deputado estadual José Neto(PT) e do secretário de Cultura e Turismo do município, José Luiz Bernardo ,elogiou  a organização da festa  e declarou que  a prefeitura  dará todo apoio  ao evento  as  demais  manifestações  culturais  e religiosas  do povo de Cachoeira. “Nosso compromisso é  apoiar   as tradições  de nossa  população , principalmente, aquelas que  fortalecem a nossa identidade”, ele  afirmou.

Após  a entrega dos presentes, a programação  seguiu  com mais saudações aos orixás  e apresentações  dos  grupos de Samba de Roda Filhas de Yamim, Esmola Cantada  e  o Gêge Nagô.  A organização  do evento   distribuiu  arroz do doce, acarajé e abará para   o público.  A festa   é realizada pela  Associação  Cultural Yemanjá Ogunté(ACYO) com o apoio e patrocínio  da prefeitura municipal, através da  Secretaria de Cultura e Turismo do Município  de Cachoeira.