segunda-feira, 20 de maio de 2013

III Feciba abre inscrições para oficinas gratuitas






Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pelo III Festival de Cinema Baiano (Feciba). Os interessados poderão escolher entre três opções de oficinas: Fotografia, Crítica e Realização Audiovisual. Todas acontecem entre os dias 08 e 10 de junho, das 8h às 12h, na cidade de Ilhéus, em local a ser confirmado.
A Oficina de Fotografia será ministrada por Pedro Semanovschi, diretor de fotografia de longas-metragens como "Sinais de Cinza", de Henrique Dantas; "Cuba Mucho Gusto", de Caetano Curi; e “Trampolim do Forte”, de João Matos. O objetivo é aperfeiçoar o olhar  dos participantes, para isso serão abordados noções de enquadramento, luz, linguagem cinematográfica, cores e exposição, entre outros temas.  
Atuando na área há mais de 20 anos, o crítico de cinema João Carlos Sampaio é quem irá ministrar a Oficina de Crítica.  Através da análise e comparação de filmes e recortes de produções, o curso pretende discutir os fundamentos do cinema e do exercício da crítica cinematográfica.
A Oficina de Realização Audiovisual reúne teoria e prática na abordagem da linguagem e estética cinematográfica, buscando estimular a criação de novas formas narrativas para web séries. Os participantes terão a oportunidade de passar por todas as etapas de uma produção audiovisual. O ministrante é o diretor de cinema, fotógrafo e produtor cultural Anderson Soares Caldas. Entre os filmes que já dirigiu estão  “Joguete”, “Memórias de um Príncipe Submarino” e “Crime Perfeito”.
Para se inscrever os interessados devem acessar o site www.feciba.com.br e preencher o formulário. Cada oficina selecionará 20 participantes, de acordo com as informações fornecidas sobre interesse na capacitação e experiência na área. O certificado será fornecido a todos os que tiverem pelo menos 75% de participação.
O Feciba acontece entre os dias  07 e 13 de junho, no Cine Santa Clara, apresentando uma mostra competitiva com 14 curtas-metragens e mostras temáticas com exibição de longas e curtas de diversos gêneros. O Festival de Cinema Baiano é uma realização da Voo Audiovisual e da NúProArt, viabilizada pelo Edital Setorial de Audiovisual 2012 da Secretaria de Cultura da Bahia.