quarta-feira, 29 de maio de 2013

Novo curso de Publicidade e Propaganda da UFRB será ofertado em 2013.2 pelo Sisu

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou o primeiro curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda em uma instituição pública de ensino superior no estado da Bahia. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013.2 e optar pela nova graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).
De acordo com o projeto de criação do curso, o objetivo é formar pessoas capazes de compreender, refletir e interferir no processo de comunicação. Para o professor Robério Ribeiro, membro da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, a atividade publicitária aumentou a sua influência e importância na Bahia, especialmente com as novas mídias e tecnologias de informação que tornam a profissão ainda mais vasta e requisitada pelas empresas.
O novo curso, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, compreendendo o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira. Ribeiro acredita que o curso atende uma antiga demanda social para formação pública de profissionais de comunicação nesta habilitação. "Ampliando os espaços de ensino, bem como do exercício profissional, poderemos evitar o êxodo de estudantes que buscam, em cursos particulares em Salvador e até na região sudeste do país, uma capacitação nesta área", aponta.
Santo Amaro, a 72 km de Salvador, é o município sede para o novo curso. Trata-se de uma extensão do CAHL, localizado em Cachoeira. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas nos turnos matutino e vespertino. Inicialmente, as aulas serão ministradas em um espaço cedido pela Prefeitura de Santo Amaro, a Escola Doutor Araújo Pinho. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do CAHL será o responsável pela graduação.
Expansão – O novo curso de Publicidade e Propaganda está entre os projetos de expansão da UFRB, que prevê a criação de novos cursos e campi. O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT), com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação também terá sede no município de Santo Amaro. A previsão é que as aulas neste Centro tenham início ainda em 2014.