sexta-feira, 31 de maio de 2013

Roque Pinto homenageado na programação do São João de Cachoeira 2013




 A prefeitura de Cachoeira vai homenagear  Roque Pinto, o  mais famoso fabricante de licor da cidade, morto no ano passado.  Durante anos, Roque Pinto foi o responsável  pela  fabricação de  licores que contribuíram  para divulgar  em todo estado, o São João de Cachoeira. Ele morreu no ano passado, mas a tradição do licor caseiro que leva o seu nome está sendo mantida pelos seus filhos, no mesmo alambique onde o fabricante trabalhou quase seis décadas. O espaço alternativo criado dentro da Feira do Porto, no Jardim do Faquir vai ganhar o nome de Circuito Vila Junina Roque Pinto. 
O espaço funcionará com  casinhas  de madeira, onde serão  vendidos bolos, mingaus, pamonhas, milho, amendoim laranjas e outros produtos típicos da época. No palco armado no centro da vila irão se apresentar grupos de forró pé de serra, samba de roda, o folguedo Segura a Véia. No local, também  acontecerão muitas brincadeiras para a criançada. Ainda no circuito da Vila Junina Roque Pinto, será construída a capela  para a reza do tríduo em louvor a São João.
 Segundo o secretário de Cultura e Turismo do município, José Luiz Bernardo, o espaço foi  idealizado para concentrar as mais genuínas manifestações culturais populares do Recôncavo baiano. “ É um espaço para mostrar a nossa diversidade cultural, para crianças e pessoas de todas as idades que gostam de participar da festa num ambiente mais tranqüilo”, explicou o secretário.