terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia D da vacina contra a Poliomelite será neste sábado, 8 de junho



        
Crianças a partir entre os seis meses e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas neste sábado(8) contra a Poliomelite também conhecida paralisia infantil. Todas as unidades básicas de saúde do município estarão funcionando para vacinar as crianças neste sábado das 8h às 17h. Também será montado um posto volante de vacinação na Rua Prisco Paraizo, em frente à antiga agência de ônibus Camurujipe. A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. Neste dia, também, serão desenvolvidas atividades lúdicas para o público infantil nos locais de vacinação. Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinas das crianças.

 Com o tema, “Vacinou é Gol”, a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, começa com a expectativa de imunizar todas as crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade. Em Cachoeira, a meta é vacinar 95% das mais de 1.900 crianças incluídas nessa faixa etária.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nereida Vieira, explica que o objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. “O objetivo é estabelecer a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal”, destaca.

A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.

Os pais ou responsáveis deves estar atentos que as crianças com infecção aguda, febre de 38º, sensibilidade a algum componente da vacina e/ou reação anormal a vacina não poderá tomar a vacina.