terça-feira, 8 de abril de 2014

Painéis Funarte de Bandas de Música e Praça Cultural agitam Cachoeira de amanhã (9) até domingo (13)




Cachoeira, a cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador), a partir desta quarta-feira (9),  até domingo(13), será a capital da música e da cultura com a realização dos Painéis Funarte de Bandas de Música e a Praça Cultural com uma intensa programação que inclui cursos de aprimoramento técnico em instrumentos de sopro, percussão, shows e teatro e dança, além da exposição Sons que Resistem ao Tempo: Memórias das Filarmônicas de Cachoeira.
Músicos de diversas cidades da Bahia e de outros estados brasileiros estão sendo aguardados para participarem dos cursos oferecidos gratuitamente nos Painéis Funarte de Bandas de Música. São cursos de técnicas e fundamentos para instrumentos de sopro, percussão, percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, prática de conjunto e técnicas de ensaio para regente de banda que serão ministrados por renomados regentes e professores de diversas regiões do País.
Em paralelo aos cursos, o Projeto Praça Cultural vai reunir artistas de vários estilos durante os dias da programação do evento para shows gratuitos na Praça Teixeira de Freitas, no Centro Histórico de Cachoeira. Estão programadas, entre outras atrações, apresentações das filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e União Sanfelista, do Grupo Gegê Nagô, Samba de Roda de Dona Dalva, Orquestra de Mambo do Recôncavo e do Samba da Vida.
A programação será aberta nesta quarta-feira (9), às 9h, no Convento do Carmo com as presenças de representantes da Fundação Nacional das Artes - Funarte, da Fundação Cultura do Estado da Bahia- Funceb, do prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, e do secretário de Cultura e Turismo José Luiz Bernardo.

Esta é a primeira vez que Cachoeira, cidade de ricas tradições musicais, com suas centenárias Filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeriana ,recebe os Painéis Funarte(Fundação Nacional das Artes), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O projeto realizado anualmente  em cidades brasileiras com o objetivo de  estimular o desenvolvimento das bandas de música no Brasil, apoiando, estimulando e preservando a  tradição musical conta com a parceria da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, do governo do estado  e da Fundação Cultural do Estado da Bahia O trabalho inclui o levantamento  e edição de partituras, guias e manuais, a distribuição gratuita de instrumentos musicais para bandas e a realização de cursos de capacitação e atualização.
Confira a programação cultural elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo:

09/04 – Quarta - feira.
9h – Abertura oficial dos Painéis Funarte.
LOCAL: ORDEM 1° DO CARMO.
19h – Abertura da Exposição – Sons que Resistem ao Tempo: Memórias das Filarmônicas de Cachoeira.
Local: NUDOC/UFRB  Rua Ana Neri, 09, centro Cachoeira – BA

19h30min – Show acústico com Danton do Acordeon e Nilton Azevedo – Flauta
LOCAL: PRAÇA TEIXEIRA DE FREITAS
20h. -  Concerto da Filarmônica 25 de junho
21h – Grupo Gege Nagô
10/04 - Quinta-feira
20h – Concerto da Filarmônica Minerva Cachoeirana.
21h – Orquestra de Mambo do Recôncavo.
11/04 - Sexta-feira
20h – Concerto da União Sanfelixta
21h – Concerto da Filarmônica Lyra Ceciliana.
22h. Samba da Vida.
12/04 – Sábado
20h – Apresentação dos alunos das classes de instrumentos e Professores. (Painéis Funarte)
22hs.- Samba de Roda D. Dalva
23h. Jhan, com a participação de todos os Músicos.
13/04 – Domingo
10h - Concerto de Encerramento
LOCAL: CONJUNTO DO CARMO
14h – III Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo
LOCAL: PRAÇA TEIXEIRA DE FREITAS

Serviço
O quê: Painéis Funarte de Bandas de Música e Praça Cultural
Onde: Cachoeira
Quando: de 9 a 13 de abril
Contatos: Secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira: José Luiz Bernardo
Celular: 75 9932 5561  75 3425 4470