quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bahia terá 15 “Casas do Samba de Roda”

A Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Marta Porto, responsável pelo Programa Cultura Viva, participará das inaugurações de Casas do Samba em Saubara e em São Francisco do Conde, no dia 4 de agosto de 2011, às 15h e 16h, respectivamente. As Casas de Samba compõem a Rede do Samba de Roda da Bahia e estão sendo criadas ou fortalecidas em 15 cidades do Recôncavo Baiano.

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), como parte do plano de salvaguarda do samba de roda. O projeto, conta com as parcerias do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da SCDC – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura).

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA. É o lugar onde se reúnem os homens e mulheres do Samba. É centro de referência do Samba de Roda na Bahia.

Já foram inauguradas a Casa de Samba Feira de Santana, Maragojipe e Antonio Cardoso. Além de Saubara e São Francisco do Conde, as próximas inaugurações acontecerão em São Sebastião do Passé (dia 5 de agosto de 2011, a partir de 9h da manhã); Irará (14 de agosto de 2011); Cachoeira (15 de agosto de 2011). Acompanhe pelo site: www.asseba.com.br