sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lyra Ceciliana recebe músicos da Julliard School de Nova Iorque neste domingo

Neste domingo (21), a Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, receberá em sua sede a partir das 10h, um grupo de músicos da Julliard School, para um workshop com os integrantes da secular filarmônica cachoeirana fundada pelo Maestro Tranquilino Bastos. O intercâmbio vai propiciar a troca de experiências e conhecimentos entre os músicos. Para o presidente da Lyra Ceciliana, o advogado José Luiz Bernardo “o encontro representa uma grande oportunidade de diálogo sobre estilos musicais, importante para os cachoeiranos e também para os visitantes”

A Julliard School é um conservatório artístico reconhecido internacionalmente por promover uma educação de alto calibre para músicos, bailarinos e atores. Esta oportunidade é aberta a artistas do mundo todo. Sua sede é em Nova Iorque e anualmente são realizados testes, audições para alunos que queiram participar dos diferentes programas que a escola oferece. Além disso, os programas têm como um de seus objetivos identificarem talentos artísticos e incentivá-los para que façam parte de uma sociedade que vise à inclusão e utilize a arte para tal fim.

Com esse intuito, a Juilliard School tem um programa que combina jazz, a palavra falada e a música clássica que expressa às qualidades redentoras da condição humana. O programa será enriquecido pela viagem de artistas atuantes à Bahia. As atividades terão a duração de dez dias estão sendo organizadas pela produtora Geysa Castro, sócia da Ginga P. Culture Business.

Intercâmbio Cultural


Percussivo Mundo Novo promove intercâmbio com músicos da Juilliard

Este programa vai inspirar e apoiar os artistas baianos e os músicos da Juilliard de várias formas. Ele também está alinhado com a Observância da ONU do Ano Internacional dos Afro Descendentes. Os artistas baianos convidados para o projeto são: Orquestra Afro Sinfônica, o grupo de pesquisa percussiva Percussivo Mundo Novo, a Escola de Música da UFBA e músicos do Projeto Jam no MAM.

A residência incluirá o aprendizado de estilos musicais tradicionais do Brasil, ensinará técnicas do jazz americano. A obra do Dr. Martin Luther King Jr. será usada como ponto de partida para compartilhar a jornada dos afro descendentes nos Estados Unidos.

Uma exploração dessas obras e as jornadas da região da Bahia no Brasil serão incluídas nessas apresentações e as mesmas serão abertas ao público em geral. Os números apresentados serão o resultado das colaborações realizadas dentro das oficinas e incorporadas ao projeto inicial desenvolvido pela Juilliard a respeito da obra do Dr. Martin Luther King Jr.