terça-feira, 14 de julho de 2009

Microsoft lança Office grátis na web


A gigante dos softwares reage. A Microsoft vai oferecer, gratuitamente, uma versão online do pacote de aplicativos para escritório Office, que inclui os populares Word e Excel. A companhia de Bill Gates quer enfrentar o rival Google Docs, que funciona gratuitamente a partir de qualquer browser de internet.

O Office Web estará disponível por meio do Windows Live, serviço pelo qual mais de 400 milhões de clientes terão acesso gratuito aos aplicativos, informou ontem a Microsoft. Usuários licenciados de longa data poderão baixar os programas em suas máquinas.

A Microsoft não prevê perdas financeiras com o Office Web porque ele será oferecido como opção de “mobilidade” para os clientes corporativos, que devem continuar a manter versões completas do software em suas máquinas.

A companhia afirmou que vai cortar o número de edições do Office de oito para cinco. Desde ontem, as pessoas podem ver uma apresentação prévia do novo Office 2010, que estará disponível no próximo ano.

O anúncio de levar o Office para a internet vem na semana seguinte ao Google ter apresentado seus planos de lançar um sistema operacional, o Chrome OS, que irá concorrer com o Windows, plataforma da Microsoft presente em nove de cada 10 computadores do planeta. Direcionado inicialmente a netbooks, os minilaptops voltados para a web, o sistema do Google estará disponível no segundo semestre de 2010.

Nos navegadores, a Microsoft vem sentindo o golpe. Os browsers Chrome, do Google, e Firefox, da Mozilla, vêm ganhando fatias perdidas pelo Explorer, que acompanha o Windows.