domingo, 13 de dezembro de 2009

Lideranças comunitárias participam de sorteios de obras públicas em Cachoeira

Representantes das comunidades rurais de Cachoeira (distante 110 km de Salvador) e da sede do município participaram de sorteio para a realização pela prefeitura de obras públicas, a partir do próximo ano. Cerca de 300 pessoas compareceram ao encontro promovido pela prefeitura no Convento do Carmo no último sábado (12). A reunião encerrou um processo de mobilizações populares realizadas pelo prefeito Tato Pereira (PMDB) em todas as localidades de Cachoeira, ao longo dos últimos meses, onde os próprios moradores elegeram as obras prioritárias para suas respectivas comunidades.

As obras apontadas pelos moradores para serem executadas pela prefeitura de Cachoeira, serão realizadas durante todo o período de administração da atual gestão, obedecendo à ordem do sorteio, conforme foi definido e aprovado em reuniões comunitárias. A primeira obra sorteada foi a construção de um posto de saúde na localidade da Lagoa Encantada, dada como prioridade pelos habitantes do povoado.

“Com a realização desse sorteio, a gestão municipal de Cachoeira, inaugurou um modelo inovador de governar, com a oportunidade da participação democrática de todos os segmentos da população que tiveram a oportunidade de dizer ao poder público quais são as prioridades de suas comunidades”, destacou em seu discurso, o prefeito Tato Pereira. Ele ainda citou as intervenções que a prefeitura realizou este ano nos bairros e nas localidades da zona rural, reivindicadas pela população. Além de obras e serviços, o prefeito lembrou que a prefeitura também atendeu a reivindicação das comunidades que não contavam com um serviço de ambulância no sistema de saúde, adquirindo novos veículos.


Ainda em seu discurso Tato Pereira disse que apesar da crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam, “a prefeitura de Cachoeira tem envidado esforços para honrar os seus compromissos como o pagamento em dia de fornecedores e da folha dos servidores e continuar trabalhando para atender às necessidades da população”. Presente à reunião o deputado estadual Nelson Leal, representante do município de Cachoeira na Assembleia Legislativa, elogiou a iniciativa do prefeito Tato Pereira de mobilizar a população para definir quais devem ser as obras executadas pela prefeitura nas comunidades. ”Esse o verdadeiro exercício do orçamento participativo sendo praticado pelos cachoeiranos”, enfatizou Leal.

O evento contou com as presenças das lideranças eleitas pelas comunidades para representá-las junto à administração municipal, com o vice-prefeito Wilson Souza do Lago, a presidente da Câmara de Vereradores, Angélica sapucia da Silva, os vereadores Carlos Pereira, Wendel Chaves e Maria Lúcia Costa Santos, além de secretários e assessores municipais, além lideranças políticas locais.