terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prefeitura vai lançar campanha educativa para limpeza pública


Diariamente, a prefeitura de Cachoeira, cidade histórica Monumento Nacional, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano, recolhe 16 toneladas de lixo produzido pelos moradores. O destino do lixo coletado nas portas das residências e dos estabelecimentos comerciais é o aterro sanitário de Muritiba, compartilhado com Cachoeira e outros municípios vizinhos. O serviço municipal de limpeza pública também recolhe, diariamente, 60 toneladas de entulhos depositados em vias públicas pela população.

A prefeitura mantém, ainda, um serviço especial de coleta de lixo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, das clínicas médicas e dos postos de saúde do município na sede e na zona rural. Os dados são da Secretaria Municipal de Obra e Meio Ambiente responsável pela atuação do serviço de limpeza pública, que está preparando uma campanha educativa e de esclarecimento à população sobre o lixo produzido pelos habitantes da cidade, com previsão de lançamento no início do mês de janeiro.

Um dos objetivos da campanha, de acordo com secretário de Obras e Meio Ambiente do município, Edgar Moura, é provocar a conscientização dos moradores sobre os impactos do lixo na cidade, no meio ambiente e a importância da participação da prefeitura e de todos os segmentos da população na manutenção da limpeza pública. A outra meta, ainda segundo o secretário é mostrar para a população, o trabalho diário desenvolvido pela prefeitura para limpar a cidade.


Para recolher o lixo produzido pelos cachoeiranos, a prefeitura conta com uma frota composta por três veículos compactadores, um carro exclusivo para a coleta de lixo hospitalar, além do apoio de caçambas e uma pá carregadeira para o recolhimento de entulhos. Na varrição das ruas trabalham 45 agentes de limpeza pública, nos dois turnos: das 6 às 10h da manhã, e das 14 às 17hs, incluindo domingos e feriados. Atuam na coleta do lixo diariamente 22 funcionários, com os motoristas da frota. Os carros da prefeitura recolhem o lixo duas vezes ao dia em 60% das ruas do centro da cidade. “Ainda assim, há pessoas que depositam o lixo produzido em suas casas fora dos horários da coleta”, observa o secretário Edgar Moura.

A programação de trabalho dos agentes de limpeza pública de Cachoeira inclui também a varrição e a coleta do lixo da área da feira livre diariamente e aos sábados a lavagem de toa área. Às quintas-feiras, os funcionários da limpeza pública lavam o Mercado Municipal. Para o secretário de Obras e Meio Ambiente, a infra-estrutura disponível e o sistema de operacionalização do serviço de limpeza pública do município, são adequados para o número de habitantes da cidade.



Segundo Edgar Moura, a prefeitura não tem economizado esforços para assegurar a limpeza da cidade. Contudo, ele lamenta que uma parte da população ainda não esteja devidamente conscientizada de que limpeza urbana não é só uma tarefa do município. O secretário reclama de ataques de vândalos na destruição de peças importantes para limpeza pública da cidade. Ele cita como exemplo, a destruição de total de 35 caixas plásticas para lixo colocadas em toda extensão da orla fluvial e também na Praça Ubaldino de Assis. “A prefeitura sabe da importância das caixas para a limpeza da cidade, infelizmente, vândalos ainda destroem equipamentos como esses”, assinalou.


O secretário Edgar Moura crê que a campanha educativa massificada, por meio dos veículos de comunicação existentes em Cachoeira, contribua para que haja mais colaboração por parte dos moradores para a manutenção da limpeza pública. “A prefeitura pretende mostrar aos moradores o quanto o lixo é perigoso para a saúde e a qualidade de vida de todos, além dos riscos do manuseio inadequado para o meio ambiente”. O secretário também anunciou que a prefeitura pretende adquirir novas caixas coletoras iguais as que os vândalos destruíram, para serem colocadas em diversos pontos da cidade, além de intensificar a campanha de conscientização de moradores e de comerciantes para os riscos do lixo depositados inadequadamente nas ruas e fora dos horários das coletas.