terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mamografia digital na Santa Casa de São Félix


A Santa Casa de Misericórdia de São Félix, no Recôncavo baiano (distante 110 km da de Salvador) amplia o seu centro de diagnose por imagem, considerado um dos mais modernos do estado da Bahia, com a implantação do novo sistema de mamografia digital. A avançada tecnologia oferece vantagens como maior velocidade na realização do exame e melhor qualidade na imagem, particularmente quando as mamas são densas, ou seja, têm predomínio do tecido glandular. O recurso que já está sendo utilizado no laboratório de imagens da unidade de saúde contribui com precisão do diagnóstico. “A mamografia é um procedimento importante na detecção precoce do câncer de mama na fase em que é mais fácil de ser tratado e curado”, explica o diretor-médico da Santa Casa, Odilon Cunha Rocha. No exame digital, a imagem é gerada com o auxílio de um computador. Com as imagens armazenadas em arquivos. Outro benefício do uso dessa avançada tecnologia é a redução da necessidade de reconvocação de pacientes para obter imagens complementares, situação que ocorre em casos em que há dúvida diagnóstica.
A implantação do sistema de mamografia digital é avaliada pelo administrador hospitalar da Santa Casa, Pedro Almeida Rocha, como um dos mais importantes investimentos da instituição em 2009. “A Santa Casa está consolidando o projeto de oferecer aos habitantes de São Félix, municípios do Recôncavo e de outras regiões do estado, serviços especializados e exames com equipamentos construídos com tecnologia de ponta, sem que as pessoas precisem se deslocar para a capital”, frisou o administrador hospitalar. Pedro Rocha disse que o mamógrafo digital adquirido pela Santa Casa faz parte de um conjunto de ações implementadas durante este ano para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. .Ele relaciona os novos equipamentos que também foram adquiridos pela instituição a exemplo do tomógrafo e do raio X digital, além do mamógrafo.

Mamografia Digital A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens, porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme. O filme é revisado pelo radiologista no negastoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama.
A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua e segundo os médicos necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos e, em seguida um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição.
Os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame.
Esta tecnologia permite que o resultado e as imagens sejam enviadas via Internet para qualquer parte do mundo.


A importância do exame - A mamografia é o exame mais eficaz na detecção de tumores da mama na fase inicial de crescimento. Os tumores pequenos, que não são palpáveis na época do diagnóstico, têm chance de cura acima de 95% e são passíveis de tratamentos menos agressivos. A realização de mamografias anuais, a partir dos 40 anos, já demonstrou, em vários estudos, ser capaz de reduzir a taxa de mortalidade por câncer de mama entre 25% e 40%. Nesse exame, é investigada a presença de lesões muito pequenas, de poucos milímetros, na maior parte das vezes detectada apenas com técnicas especiais de exame, uso de lupa e análise acurada.