sexta-feira, 21 de maio de 2010

País vai enfrentar o perigo do crack de forma integrada

Ações de prevenção, tratamento de usuários e combate ao tráfico fazem parte do plano

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, lançado na quinta-feira (6), prevê investimentos de R$ 400 milhões em ações de aplicação imediata e estruturantes. A proposta é coordenar as atividades federais de prevenção, tratamento, reinserção social do usuário do crack, bem como enfrentar o tráfico, em parceria com estados, municípios e sociedade civil.

Dentre as ações imediatas do plano destacam-se o enfrentamento do tráfico em todo o território nacional, principalmente nos municípios localizados em região fronteiriça e em áreas de maior vulnerabilidade para o consumo; a realização de uma campanha permanente de mobilização contra o uso de drogas e o atendimento, tratamento e reinserção social dos usuários.

As ações estruturantes organizam-se em torno dos seguintes eixos: integração de ações de prevenção; diagnóstico da situação sobre o consumo do crack e as consequências; campanha permanente de mobilização, informação e orientação e formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias.

O Ministério da Saúde criou no ano passado uma página eletrônica com o objetivo de disseminar informações e estudos além de fomentar o debate em torno das questões que envolvem a droga. O sítio também serve como centro de referência de melhores práticas no enfrentamento do problema. www.nuncaexperimenteocrack.com.br (Secom)