terça-feira, 12 de março de 2013

Lyra Cecilana leva a sua música para nove cidades do interior baiano

             
                                                                                 

A Sociedade Cultural Orpheica Lyra Ceciliana da cidade de Cachoeira (110 km de Salvador) no Recôncavo baiano, dar início domingo, 17 de março,  em Conceição da Feira,  ao Projeto “Lyra Ceciliana 142 de Música e História”, que prevê apresentações  em  coretos  de praças públicas  de nove cidades   do interior do estado  e um distrito de Cachoeira. Em Conceição da Feira, a primeira cidade a receber o projeto, a apresentação está marcada para começar às 15, no coreto da Praça da Bandeira. Além da filarmônica também vão se apresentar,  os grupos Samba da Vida e  o Choro de Menino, ambos compostos por músicos, ex-músicos  da Lyra, e alunos da Escola de Formação Musical Maestro Irineu Sacramento, mantida pela filarmônica.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo do município de Cachoeira, José Luiz  da Anunciação Bernardo, o projeto  tem como objetivo  divulgar  para  o público de outras cidade os trabalhos desenvolvidos  pela  Lyra Ceciliana pela  preservação  da  filarmônica e a formação  de músicos, com a intenção  fomentar   a criação  de novas bandas   ou  revitalizar  as existentes nestas localidades.   “A experiência da Lyra com o seu trabalho de educação musical e atividades socioculturais para jovens e adolescentes cachoeiranos  podem servir de exemplo  para a população das cidades incluídas no roteiro  da turnê”, explica  o secretário. São Gonçalo dos Campos será aproxima cidade a receber o projeto da Lyra, no dia 24 de março.

A  Lyra Ceciliana mantém  a Escola de Formação Musical Maestro Irineu Sacramento com aproximadamente 250 crianças de famílias carentes  de Cachoeira.  Na escola, as crianças aprendem tocar  instrumentos  gratuitamente. A filarmônica também desenvolve projetos   dando apoio a formação de novos grupos  com  diversos estilos musicais, a exemplo do grupo de chorinho Choro de Menino, a Orquestra  Sinfônica de Reggae do Recôncavo  e o Samba da  Vida.  A Lyra oferece ainda  curso de violão e cavaquinho, além de promover diversas oficinas de qualificação  para estimular a profissionalização dos  seus músicos.


A Sociedade   Orpheica Lyra Ceciliana foi fundada  no dia 13 de maio de 1870, pelo maestro e compositor  Manoel Tranquilino Bastos,  responsável também pela criação de  diversas filarmônicas no Recôncavo baiano.  Atualmente, a filarmônica  mantém no seu quadro  50 músicos ,  na sua maioria ex-alunos  da Escola de Formação Musical Maestro  Irineu Sacramento.

 O Projeto “Lyra Ceciliana 142 anos de Música e Histórica” conta com  apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb),  Fundo de Cultura, Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria da  Fazenda  do Estado da Bahia. Apoio logístico da prefeitura municipal de Cachoeira, através da Secretaria  Municipal de Cultura e Turismo. A produção é da Artbrasil! Diversão e Arte.

 A turnê da Lyra Ceciliana  com os grupos Samba da Vida e Choro de Menino  inclui as seguintes cidades:

Conceição da  Feira – 17 de março
São Gonçalo dos Campos – 24 de março
Feira de Santana – 31 de março
Santa Bárbara – 7 de abril
Conceição do Coité -14 de abril
São Sebastião  do Passé- 21 de abril
Santo Antônio de Jesus – 28 de abril
Cruz das Almas – 5 de maio
Santiago do Iguape – Comunidade Quilombola  de Cachoeira – 12 de maio
Cachoeira -13 de maio
                                                              

Serviço:
 Projeto  “Lyra Ceciliana 142 anos de Música e História”
Apresentação  da   Filarmônica Lyra Ceciliana, Samba da  Vida e Choro de Menino
Abertura: Dia 17 de março, às 15h, na Praça da Bandeira, em Conceição da  Feira.






















Secretaria de Assistência Social