segunda-feira, 4 de março de 2013

Quarta dos Tambores celebra aniversário de Cachoeira com homenagem ao dia da mulher




O encontro cultural Quarta dos Tambores celebra neste mês de março os 176 anos de emancipação de Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano localizada a 110km de Salvador. Comemorando também o mês da mulher, a equipe da Quarta homenageia Dona Vanda (em memória), mulher que contribuiu para a articulação da cultura popular de Cachoeira.

O evento chega a sua XVII edição e acontece no dia 6/03, quarta-feira, às 19 horas, na Praça Teixeira de Freitas (Praça da Liberdade), centro histórico da cidade. A programação abre com o toque das representantes das Nações de Candomblé da cidade e segue com apresentação cultural da Orquestra Reggae Sinfônica da Lyra Ceciliana (Cachoeira), grupo de rap Conceito Articulado (Muritiba), Companhia de Dança Quilombola Vale do Iguape (Santiago do Iguape) e os grupos de Samba de Roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada (Cachoeira).

Homenagem
Em celebração também ao mês da mulher, a Quarta dos Tambores fará uma homenagem à memória Camila de Matos Lopes, popularmente conhecida como Dona Vanda, cachoeirana que contribuiu para a movimentação da cultura local. Ela foi responsável por criar, na década de 1970, o ‘Terno do Trança-fitas’, dança folclórica  realizada em festejos católicos; e também manter o ‘Terno dos Cardeais’, bloco de mascarados da Festa d’Ajuda (festa popular de rua). Além dessas atividades, Dona Vanda se dedicou também ao samba de roda, já que foi uma das primeiras integrantes do Samba de Roda Suerdieck (Dona Dalva) ainda na fábrica de charuto.

Além da nossa homenageada, a equipe da Quarta dos Tambores vai ressaltar também a importância de tantas outras cachoeiranas que contribuíram e contribuem de alguma forma para o desenvolvimento sociocultural e político da cidade.

O projeto
O projeto cultural Quarta dos Tambores iniciou em dezembro de 2011 e tem por objetivo criar um espaço de promoção e valorização das manifestações culturais de matriz africana de cinco municípios do território identidade do Recôncavo baiano: Cachoeira, São Félix, Muritiba, Maragojipe e Santo Amaro. Os encontros acontecem toda primeira quarta-feira do mês, no centro histórico da cidade de Cachoeira.

O evento é uma realização do coletivo ‘Comunidade do Tambor’ e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira e Fundação Casa Paulo Dias Adorno.