terça-feira, 23 de julho de 2013

Prorrogadas as inscrições de credenciamento para certificação do artesanato baiano


Os artesãos baianos têm até o dia 31 deste mês para se inscrever no edital do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, autarquia vinculada a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que credencia produtos no Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Caso atenda todas as exigências, o produto passa a ter o selo ‘A Bahia Feita à Mão’. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas de maneira presencial, na sede do Mauá, no Largo do Porto da Barra, nº 2, em Salvador, ou pelo site www.maua.ba.gov.br onde estão disponibilizados o conteúdo completo do edital e a ficha de inscrição.
Segundo o diretor geral do instituto, Elias Nunes Dourado, o selo assegura que a produção é, de fato, artesanal, se mantém fiel às raízes culturais e simbologias típicas da Bahia e foi construída respeitando o meio ambiente e sem uso de mão de obra escrava ou infantil. O selo “A Bahia Feita à Mão”  foi concebido em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB),  e   o processo de análise técnica dos requisitos para a certificação fica a cargo do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), e  tem  a  assistência do Sebrae-Ba.
O selo virá estampado à peça (visível, mas sem influenciar no design, já que se trata de uma etiqueta transparente), identificando-a como legitimamente artesanal e baiana. Mais informações pelo telefone (71) 3116-6161 ou e-mail certificacao.2013@maua.ba.gov.br